Skip to main content

 

Confira os destaques desta quinta-feira (9/12)

Safra de grãos

(Foto: Ernesto de Souza/ Editora Globo)

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima a previsão para a safra de grãos 2021/2022, de 289,792 milhões para 291,067 milhões de toneladas. De acordo com o 3º relatório de acompanhamento de safra, divulgado nesta quinta-feira (9/12), o clima tem sido favorável ao desenvolvimento das lavouras na maior parte das regiões produtoras do país, com grandes volumes de chuva beneficiando culturas de 1ª safra.

USDA

(Foto: REUTERS/Shannon Stapleton)

 

O governo dos Estados Unidos deixou sua previsão para o estoque doméstico de soja inalterada nesta quinta-feira, já que a demanda de exportadores e processadores deve permanecer estável ante a previsão do mês anterior. Os estoques finais de soja para o ano comercial 2021/22 foram estimados em 340 milhões de bushels, de acordo com o relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Vacina e transporte

(Foto: REUTERS/Carla Carniel)

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (8/12) medidas para reforçar ações de enfrentamento à Covid-19 em portos do país, incluindo a exigência de comprovante de vacinação para embarque e desembarque de plataformas e de embarcações de carga. "A medida visa reforçar ações de enfrentamento à Covid-19, com especial atenção ao embarque e desembarque de tripulantes nos portos do país e tendo em vista o contexto da pandemia, que conta agora com a circulação da nova variante Ômicron", disse a Anvisa em nota.

Fertilizantes e segurança alimentar

(Foto: Thinkstock)

 

Importantes safras, do milho brasileiro a durians da Malásia, estão em risco depois que a oferta apertada e os preços altíssimos de fertilizantes fizeram com que os agricultores economizassem nutrientes vitais para as plantações, aumentando os temores sobre segurança alimentar global e inflação. Os custos dos fertilizantes dispararam este ano em meio ao aumento da demanda e menor oferta, com os preços recordes do gás natural e do carvão provocando cortes na produção do setor de fertilizantes, que faz uso intensivo de energia. Ureia aumentou mais de 200% este ano, enquanto os preços de fosfato de diamônio (DAP) quase dobraram.

La Niña e safra do Sul

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

A região Sul do Brasil mantém a tendência de pouca chuva para as próximas semanas, o que coloca ainda mais em risco o desenvolvimento das lavouras de soja e de milho de primeira safra nos estados da região, especialmente no Rio Grande do Sul. O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, afirma que já há relatos de perdas entre 50% e até 70% em lavouras do cereal, por parte de produtores gaúchos.

Café e migrações

(Foto: Davilym Dourado / Editora Globo)

 

O café não compensa muitas das centenas de milhares de agricultores da América Central que produzem os delicados grãos de arábica dos melhores solos do mundo. Cada vez mais, eles estão desistindo, tornando-se parte de um fluxo mais amplo de migrantes para a fronteira EUA-México, que os dados dos EUA mostram que atingiu um recorde este ano. Surtos de migrantes têm ocorrido periodicamente de partes da América Central, à medida que as fortunas oscilam no setor cafeeiro, do qual quase 5 milhões de pessoas na região – cerca de 10% – dependem para sobreviver, de acordo com o grupo intergovernamental SICA.

Biomassa e energia

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Em 2018, a produção de energia elétrica proveniente dos produtos energéticos da biomassa foi 54,4 mil gigawatt-hora (GWh), o que representou 9% de toda a energia elétrica produzida no Brasil. Os dois insumos naturais mais utilizados para a geração desse tipo de eletricidade foram a biomassa da cana e a lixívia. As informações são das Contas Econômicas Ambientais da Energia: Produtos da Biomassa, divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Violência contra a mulher

(Foto: Reprodução/Globoplay)

 

A estudante e influencer Franciane Andrade, de 23 anos, que denunciou ter sido dopada e estuprada no Rodeio de Jaguariúna, no dia 27 de novembro, afirmou nesta quinta-feira (9/12) que foi desacreditada nas delegacias de Mogi Guaçu (SP) e Jaguariúna (SP) e relatou a preocupação da médica ginecologista que a atendeu ao constatar a gravidade das lesões que indicam violência sexual. Ela fez as declarações ao participar do programa "Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

National Finals Rodeo

(Foto: Filipe Masetti Leite)

 

Com o 7ª round da National Finals Rodeo (NFR) finalizado, o rodeio milionário, em Las Vegas, nos Estados Unidos, entra na reta final. Marcos Alan Costa, o primeiro e único brasileiro campeão mundial no laço individual, teve seu melhor resultado da final. O laçador, domador e treinador de cavalos, que já teve dois animais nomeados melhor do mundo pela American Quarter Horse Association (2017, 2021), laçou o seu bezerro em 8,5 segundos ficando com a quarta colocação da noite de quarta-feira (8/12).

Melhores do Agronegócio

(Foto: Reprodução/Youtube)

 

Apostando em um bom momento de mercado, a São Salvador Alimentos planeja aumentar os abates de aves em 2022. Foi o que afirmou o CFO da empresa, Leopoldo Saboya, nesta quinta-feira (9/12), em live especial Melhores do Agronegócio, realizada pela revista Globo Rural. Saboya falou sobre a conjuntura atual e sobre como a empresa vem se posicionando no mercado em um cenário de mudanças na oferta e demanda em função da pandemia e um aumento de custos enfrentado pela indústria, com a alta de commodities agrícolas.
Source: Rural

Leave a Reply