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O consumo nos lares brasileiros, considerando atacarejos, e-commerces, lojas de vizinhança, hipermercados, minimercados e supermercados, entre janeiro e outubro de 2021 aumentou 3,14% em comparação ao mesmo período do ano passado. De setembro para outubro deste ano, o crescimento foi de 4,95%. Os dados são do índice nacional de consumo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quinta-feira (9/12).

O café torrado e moído, com alta de 44,2%, foi o produto com maior alta no acumulado dos últimos 12 meses (Foto: Getty Images)

 

Entre os produtos de maior demanda nos estabelecimentos, o café apresentou a maior alta, de 42% ao longo do ano. Em seguida, vem o açúcar com 36,6%, e empatados, o frango congelado, o tomate e a margarina, todos com 28,9%. Entre os produtos que apresentaram queda, o arroz foi o mais significativo com baixa de 13,9%.

"O consumidor está pesquisando mais os preços e as promoções. Mês a mês, as promoções tem sido maiores por parte dos supermercados que têm tentado manter seus consumidores fieis as suas lojas", avalia Marcio Milan, vice-presidente institucional e administrativo da Abras.

A Cesta Abrasmercado, que abrange 35 produtos de largo consumo nos supermercados, registrou alta de 2,20% de setembro para outubro, e um aumento de 17,27% quando comparado o mês de outubro de 2021 com 2020. O conjunto de itens atingiu R$ 700,04 na média nacional.

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Na análise por região, em outubro, o valor da cesta ficou acima da média na região Norte (R$ 781,29), com alta de 3,39% em relação a setembro, e na região Sul (R$ 776,84), com alta de 2,62% também em relação ao mês anterior. Todas as outras regiões apresentaram aumento, sendo o Nordeste com a menor taxa: 0,91%, fechando com R$ 614,85.

Entre os produtos que mais contribuíram com a alta, na comparação acumulada dos últimos 12 meses, estão o café torrado e moído, com alta de 44,2%; o açúcar, com alta de 43,7%; e o frango congelado, com alta de 37,9%. Já entre os produtos que apresentaram queda, a cebola caiu 17,4% no mesmo período; a massa sêmola (espaguete) 15,2%; e o extrato de tomate 10,7%.

Até o fim do ano, Milan considera que cerca de R$ 233 bilhões, provenientes do 13º salário pago aos trabalhadores, serão injetados na economia, além de outros destaques. “Os 400 reais que serão pagos do Auxílio Brasil, além do Auxílio Gás que vai beneficiar quase seis milhões de pessoas”. O vice-presidente menciona também o impulsionamento que a Black Friday e os feriados de novembro deram ao comércio, além do Natal, principal feriado, que deve aquecer ainda mais o consumo.
Source: Rural

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