Skip to main content

O hábito de plantar hortaliças, frutas, temperos e raízes dentro de casa cresceu ao longo dos últimos dois anos, impulsionado principalmente pelo distanciamento social, consequência da pandemia de Covid-19. Não por acaso, o tema “como fazer horta em casa” foi uma das principais tendências de busca no Google em 2021, de acordo com dados da empresa.

Para quem já tem esse costume ou pretende começar uma horta dentro de casa, seja em um grande quintal ou em um canteiro da sacada, a Globo Rural traz algumas dicas do que plantar. São temperos que podem entrar nas receitas do dia a dia e hortaliças benéficas à saúde e que podem também ser cultivadas em canteiros, vasos e caixotes.

Como plantar alecrim

 

 

 (Foto: Reprodução/Nika Akin /Pixabay)

 

Uma pitada de alecrim pode fazer diferença tanto no aroma quanto no sabor de um prato. O plantio em espaços pequenos é alternativa para deixá-lo sempre à mão, além de ser tolerante à seca, podendo passar até três dias sem receber regas. Aprenda como plantar alecrim, aqui.

Como plantar azedinha

 

 

 (Foto: Thinkstock)

 

Como o nome já sugere, a azedinha tem um agradável sabor ácido. Fresca e picada, é uma ótima opção para incrementar saladas e sucos, e quando refogada, é normalmente adicionada a sopas e molhos. Além de ser um alimento saboroso e nutritivo, pode incrementar o orçamento de quem a comercializa. Aprenda como plantar azedinha, aqui.

Como plantar coentro

 

 

(Foto: Creative Commons)

 

Tempero típico da culinária regional do Norte e Nordeste, as folhas do coentro são muito usadas em saladas e pratos salgados, além dos frutos secos realçarem carnes, doces, picles e licores. A produção doméstica pode ser feita em um pequeno canteiro, com a colheita iniciada após cerca de 30 dias. Aprenda como plantar coentro, aqui.

Como plantar hortelã

 

 

(Foto: Creative Commons)

 

De cultivo fácil em vasos e jardineiras, a hortelã é uma das plantas mais versáteis para o consumo. A erva aromática e de sabor refrescante serve para temperar alimentos, como quibes, carnes e saladas, é fonte de óleo essencial, serve para elaborar geleias, doces, chás, sucos, coquetéis e drinques. Aprenda como plantar hortelã, aqui.

Como plantar manjericão

 

 

 (Foto: Thinkstock)

 

Podendo ser plantado até em vasos, o manjericão perfuma e dá um sabor especial nos mais variados pratos, como pizzas, saladas, molhos, recheios e em várias massas. Sua colheita se dá até em 60 dias após o plantio. Aprenda como plantar manjericão, aqui.

Como plantar pimenta-do-reino

 

 

 (Foto: Getty Images)

 

Uma pitada de pimenta-do-reino pode transformar um prato, realçando seus sabores e aplicando uma certa ardência à receita. Pode ser plantada em pequenos espaços, mas é preciso a ajuda de um tutor. Aprenda como plantar pimenta-do-reino, aqui.
 

Como plantar salsinha

 

 

 (Foto: Thinkstock)

 

De uso diário para incrementar receitas, as folhas miúdas e aromáticas da salsinha são um diferencial nos mais diversos pratos e também são utilizadas pelos seus efeitos medicinais. Pode ser plantada o ano todo em canteiros de hortas e em vasos, inclusive decorando janelas. Aprenda como plantar salsinha, aqui.

Como plantar abobrinha

 

 

(Foto: Getty Images)

 

Adaptada a uma larga faixa de temperatura, sobretudo aos graus mais elevados, a hortaliça é consumida refogada, assada, frita ou empanada pelos brasileiros ao redor do país. Canteiros de um metro quadrado já são suficientes. Aprenda como plantar abobrinha, aqui.

Como plantar alho

 

 

(Foto: Thinkstock)

 

Adaptado a diferentes condições climáticas e com variedades para cultivo em grande parte do território nacional, o alho tem custo mais baixo se plantado em casa. Rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos, ele ajuda no combate a doenças cardiovasculares e seu odor característico faz dele um pesticida natural, quando usado macerado ou em extrato, para afastar as pragas em plantações. Aprenda como plantar alho, aqui.

Como plantar cebola

 

 

(Foto: Px Here/Creative Commons)

 

A hortaliça que faz chorar quem a descasca e é ardida para quem a mastiga crua é uma das mais cultivadas no planeta. A cebola realça o sabor dos mais variados pratos, tem uso versátil e necessita de boa exposição à luz natural. Aprenda como plantar cebola, aqui.

Como plantar couve

 

 

(Foto: Utilisateur:Anto/Wikimedia Commons)

 

Boa para refogados, recheios de tortas e sopas, a couve é amplamente consumida. É fácil de plantar e de baixo custo para uma horta, que, inclusive, pode ser caseira, no fundo do quintal de residências, em vasos ou jardineiras. Aprenda como plantar couve, aqui.

Como plantar pepino

 

 

(Foto: Divulgação)

 

Em épocas de temperaturas altas, o pepino tem lugar certo nas mesas dos brasileiros. Composto por 95% de água, ele se destaca em diferentes receitas culinárias. Um pequeno espaço para o plantio, inclusive vasos com cerca de 50 centímetros de altura e 30 centímetros de diâmetro, já é suficiente para o desenvolvimento da hortaliça. Aprenda como plantar pepino Aprenda como plantar pepino, aqui.

Como plantar pimentão

 

 

(Foto: Divulgação)

 

Essa hortaliça colabora para dar ao prato um visual vibrante. É uma importante fonte de vitaminas e nutrientes e algumas variedades superam os teores encontrados em frutas cítricas, como laranja e limão. Além disso, o pimentão fornece boas quantidades de cálcio, fósforo e ferro e é dotado de baixa caloria. Aprenda como plantar Aprenda como plantar pimentão, aqui.

Como plantar repolho

 

 

 (Foto: Pixabay)

 

De sabor especial, a hortaliça é rica em fibras e vitaminas. No Brasil, seu consumo mais frequente é em saladas, mas também pode ser servido refogado e em várias outras receitas culinárias. Além disso, pode ser plantada em áreas pequenas, como num canteiro em um quintal. Saiba como plantar repolho Aprenda como plantar repolho, aqui.
Source: Rural

Leave a Reply