Skip to main content

Nesta quarta-feira (8/12), a presença de uma zona de convergência do Atlântico deve causar muita chuva sobre o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia), Pará, norte de Goiás, norte de Minas Gerais e norte de Mato Grosso.

Excesso de chuva deve paralisar tratos culturais em muitas regiões da metade norte do país(Foto: Getty Images)

 

A Climatempo alerta que a chuva forte paralisa os tratos culturais, aumenta a chance de erosão, mas aumenta o nível dos reservatórios para irrigação. "As atividades de campo serão prejudicadas devido ao excesso de chuva, embora a umidade do solo permaneça elevada para o desenvolvimento das áreas já instaladas", afirma Celso Oliveira, meteorologista, em vídeo divulgado pela empresa via redes sociais.

Por outro lado, há falta de chuvas e diminuição da umidade do solo em Mato Grosso do Sul, São Paulo e região Sul. Parte dessas áreas voltam a receber chuva a partir de domingo (12/12). "Na semana que vem há previsões de precipitação para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, mas essa chuva não alcança áreas do Rio Grande do Sul com intensidade suficiente para aumento da umidade do solo", diz Oliveira.

saiba mais

Cigarrinha do milho: dez ações de manejo para evitar a praga na lavoura

Preços do café em novembro atingiram maior nível em dez anos, afirma OIC

 

Muitas regiões do Sul já registram penalizações da produtividade do milho devido a falta de chuva, como em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater, a região de Ijuí também sente os efeitos da diminuição da chuva com perda de 40% do potencial produtivo.
Source: Rural

Leave a Reply