Skip to main content

Os Estados Unidos incluíram um segundo fornecedor de potássio da Bielo-Rússia na lista de sanções econômicas ao país, conforme comunicado divulgado pelo Departamento de Tesouro do país. Desde quinta-feira (2/12), a empresa estatal comercial Belarusian Potash Company (BPC), que comercializa cloreto de potássio (KCl), está inclusa nas sanções juntamente com a Belaruskali, empresa estatal mineradora, que produz KCl. Na prática, as sanções proíbem negócios de empresas norte-americanas com as companhias bielo-russas listadas.

Sanções dos Estados Unidos à Bielorrússia pode aferta mercado global de fertilizantes (Foto: Thinkstock)

 

A inclusão da BPC, junto a outras 11 companhias bielo-russas e 20 pessoas, veio em uma quinta rodada de sanções ao país, coordenada com a União Europeia. A estatal já constava da lista de sanções da UE na rodada de setembro. A empresa ainda não estava nas restrições dos Estados Unidos porque as sanções incluíam anteriormente proibição de negócios com qualquer empresas em que a Belaruskali detivesse pelo menos 50% das ações, o que isentava a BPC pelo fato de a Belaruskali possuir 47% de seu controle acionário.

Todas essas sanções serão avaliadas pelo Conselho Europeu em na próxima quarta-feira (8/12). As sanções da União Europeia e dos Estados Unidos são uma reação ao regime de governo de Aleksandr Lukashenko – presidente bielo-russo. O departamento justificou a inclusão da companhia bielo-russa para "limitar os benefícios financeiros que o regime de Lukashenka obtêm das exportações de potássio", alegando que a BPC é um player chave das exportações de potássio da Bielo-rússia para o mundo. A sua subsidiária BPC Agrorozkvit LLC (Agrorozkvit) também está sujeita às sanções.

saiba mais

Black Friday do agronegócio tem incertezas na oferta de insumos com descontos

Escassez de insumos gera crise no campo e ameaça safra 2021/2022

 

 

Essas empresas terão aproximadamente 120 dias para encerrar transações com os norte-americanos. A lista incluiu ainda a Foreign Limited Liability Company Slavkali (Slavkali), que produz fertilizantes à base de potássio na Bielo-Rússia e que está atualmente construindo uma planta de mineração no país, por eventuais relações com o presidente Lukashenko.

O endurecimento das sanções econômicas ao país do Leste Europeu ocorre em meio ao aperto na oferta global de fertilizantes, com restrições na disponibilidade dos principais players produtores, e ao crescimento expressivo dos preços dos insumos. A consultoria StoneX avaliou, em comentário enviado a clientes, que essas sanções são novo fator altista para o mercado internacional de fertilizantes, devendo impulsionar as cotações globais do KCl. No acumulado deste ano, o preço do potássio já avançou mais de 200%. No Brasil, o valor do macronutriente já ultrapassou os US$ 830 CFR porto.
Source: Rural

Leave a Reply