Skip to main content

A agropecuária brasileira encerrou o terceiro trimestre deste ano com forte queda em seu Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (2/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor teve retração de 8% em comparação com o segundo trimestre deste ano e de 9% em comparação com mesmo período no ano passado.

Queda na produtividade do algodão é um dos fatores que explicam a retração do PIB da Agropecuária no terceiro trimestre, de acordo com o IBGE (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

"Esse resultado explica-se, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no terceiro trimestre e apresentaram retração na estimativa de produção anual e perda de produtividade: café (-22,4%), algodão (-17,5%), milho (-16,0%), laranja (-13,8%) e cana de açúcar (-7,6%). Além disso, as estimativas para Pecuária também apontaram um fraco desempenho dessa atividade no trimestre analisado", informa o IBGE, em comunicado.

O desempenho da agropecuária no trimestre foi o pior entre todos os setores analisados para o cálculo do PIB brasileiro. A indústria ficou estável na comparação com o segundo trimestre e cresceu 1,3% no comparativo com o terceiro trimestre de 2020. No setor de serviços, houve avanço de 1,1% do segundo para o terceiro trimestre de 2021 e de 5,3% quando a comparação é feita com o intervalo de julho a setembro de 2020. 

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o desempenho do setor agropecuário ainda se mantém positivo, com leve alta de 0,2%. Mas é um crescimento bem menor que o da indústria (5,1%) e dos serviços (3,3%) no período.

saiba mais

Em novembro com déficit comercial do Brasil, agro exportou 16,5% a mais e importações subiram 61,8%

 

Na ponta da demanda, o consumo das famílias aumentou 0,9% do segundo para o terceiro trimestre de 2021. Comparando o tecriro trimestre com o mesmo período em 2020, o avanço foi de 4,2%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, as familias aumentaramo consumo em 2,1%. Os gastos do governo aumentaram 0,4%, 3,5% e 0,4% nos respectivos períodos.

Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede o invetimento do setor produtivo em bens de capital, caiu 0,1% na comparação entre o terceiro e o segundo trimestre deste ano. Em relação ao terceiro trimestre de 2020, houve aumento de 18,8%. Nos últimos 12 meses, os investimentos aumentaram 20,2%.

No resultado geral da economia brasileira, o Produto Interno Bruto teve retração de 0,1% do segundo para o terceiro trimestre de 2021. Em relação ao terceiro trimestre de 2020, o IBGE registrou alta de 4%. No acumulado dos últimos 12 meses, a economia brasileira registra crescimento de 3,9%.

.
Source: Rural

Leave a Reply