Skip to main content

 

Confira os destaques desta segunda-feira (29/11)

Vacinação contra aftosa

(Foto: ALF RIBEIRO/AE)

 

Diante da dificuldade dos produtores encontrarem a vacina contra a febre aftosa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou o prazo da campanha que venceria nesta terça (30/11) para pelo menos três Estados. Em São Paulo, a campanha vai se encerrar em 31 de dezembro e em Minas Gerais e Espírito Santo, a nova data é 20 de dezembro. A expectativa era vacinar 78 milhões de bovinos e bubalinos de até 24 meses. A prorrogação foi confirmada com os Estados. A assessoria do Mapa informou que deve atualizar nesta terça (30/11) como fica a campanha em todo o país.

Preço do milho

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Depois de oito semanas em queda, o preço do milho reagiu nos últimos dias. É o que informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base em diversas regiões pesquisadas no país. De acordo com os pesquisadores, o movimento dos preços nos portos foram influenciados pela alta do dólar e pela valorização dos contratos futuros internacionais. No mercado disponível, no interior do país, as cotações têm suporte da menor disposição  dos produtores em negociar. Segundo Cepea, enquanto eles esperam por preços ainda maiores, os compradores sinalizam estarem estocados e também se movimentaram menos, o que coloca um limite no movimento de alta dos últimos dias.

Plantio da soja

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O plantio da safra de soja 2021/22 atingiu 90% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira (25/11). O número representa avanço de 4 pontos percentuais sobre os 86% da semana anterior e supera os 87% do mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Nesta reta final de plantio, o Rio Grande do Sul continua no foco por causa do tempo seco que tem predominado no Estado agora em novembro. Isso pode levar ao replantio de áreas recém-semeadas. Segundo a AgRural, pancadas de chuva voltaram a ser registradas na quinta-feira, especialmente na porção oeste dos três Estados do Sul, mas mais volumes e melhor cobertura são necessários para normalizar a umidade do solo.

Calendário de plantio

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Uma decisão recebida como conquista pelo setor produtivo em Mato Grosso virou alvo de disputa entre agricultores e pesquisadores, com apoio do Ministério Público Estadual. O plantio da soja em fevereiro, autorizado recentemente pelo governo federal, passou a ser contestado na Justiça. Associações de produtores saíram em defesa da ampliação do calendário para poder produzir sementes próprias. Em setembro, o Ministério da Agricultura liberou a semeadura até 3 de fevereiro, ampliando a janela de plantio que estava limitada ao dia 31 de dezembro desde 2015.

Nova cepa do coronavírus

(Foto: Reuters)

 

A variante ômicron do coronavírus deve se espalhar internacionalmente e representa um risco muito alto de surtos de infecção que podem ter "consequências graves" em alguns lugares, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira. Nenhuma morte relacionada à variante ômicron foi registrada, embora mais pesquisas sejam necessárias para avaliar seu potencial de resistência à imunidade induzida por vacinas e por infecções anteriores, acrescentou.

Novas versões de vacinas

(Foto: Fiocruz)

 

BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson estão trabalhando em vacinas que visam especificamente a ômicron para o caso de seus imunizantes atuais não serem eficazes contra a nova variante do coronavírus, informaram as empresas nesta segunda-feira. O surgimento da variante desencadeia uma reação global intensa, levando países temerosos de que ela se dissemine rapidamente mesmo em populações vacinadas a imporem proibições de viagem e outras restrições.

Algodão

(Foto: Assessoria de Imprensa – Dalila e Cataguases)

 

O beneficiamento de algodão da safra 2020/21 avançou 7 pontos porcentuais em sete dias e atingia na quinta-feira 95% da produção estimada, informou a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em boletim semanal. Os Estados que ainda não concluíram o beneficiamento são: Minas Gerais (99%), Mato Grosso (96%), Bahia (93,5%), Tocantins (93,5%) e Maranhão (74%).

Produtos irregulares

(Foto: Ministério da Agricultura)

 

A Operação conjunta Ronda Agro XIII apreendeu cerca de 30 toneladas de produtos irregulares para alimentação animal, nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A ação foi realizada na semana passada, dentro de uma força-tarefa conjunta do Ministério da Agricultura, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Receita Federal do Brasil (RFB).

Búfalos de Brotas

(Foto: Divulgação)

 

O caso das búfalas de Brotas (SP), encontradas com visíveis sinais de maus-tratos e abandono por organizações de defesa dos direitos dos animais, deve ser tratado como crime e também como um alerta. E não representa a relidade da pecuária brasileira. É o que afirmam a pecuarista Carmen Perez e a jornalista Flavia Tonin em carta aberta divulgada na internet, acompanhada de um abaixo-assinado reforçando o compromisso com o bem-estar animal.

Novas modalidades de PIX

 

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

 

A partir desta segunda-feira (29) passam a valer duas novas modalidades do Pix: Saque e Troco. Os usuários poderão fazer saques em locais como padarias, lojas de departamento e supermercados, não apenas em caixas eletrônicos. Segundo o Banco Central (BC), a oferta dos dois novos produtos da ferramenta aos usuários é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras.
Source: Rural

Leave a Reply