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No começo dos anos 90, Maurício de Sousa, escritor e criador da Turma da Mônica, passeava em uma plantação de macieiras quando viu pequenas maçãs caídas no chão, ignoradas pelos produtores que ali trabalhavam. Intrigado, dirigiu-se a um dos trabalhadores para questionar qual seria a destinação. Aos 86 anos, ele se lembra da resposta: “Eram descartadas, porque não atendiam ao padrão de consumo”.

Indignado com o desperdício, pensou: “Essa maçãzinha é saborosa, suculenta, cabe na mochila. Eram perfeitas para caber na mão dos meus filhos, da criançada. É do tamanho certo para comer, sem desperdício”. Daí nasceu a ideia de licenciar a Turma da Mônica para produtos de hortifrúti, que, hoje, tem uma produção de 1,6 mil toneladas da fruta por mês.

Imagem do packing house, onde as maçãs da Turma da Mônica são selecionadas, higienizadas e embaladas (Foto: Divulgação/Maurício de Souza Produções)

 

Maurício e a filha Mônica Sousa comemoram os 25 anos deste licenciamento. Em conversa com a Globo Rural,  contam que os fornecedores com direito de uso da marca estão nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. São cerca de 3.500 hectares de plantação destinados aos produtos licenciados pertencentes a 15 empresas que podem estampar as imagens da turminha nas embalagens.

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Todo o volume de maçã é produzido pela empresa Fischer, que também tem o licenciamento para comercialização do kiwi. Segundo a assessoria da Maurício de Sousa Produções, a Alfacitrus fornece laranja lima e tangerina. Já a Trebeschi produz o tomate Sweet Grape e o milho adocicado. A AGC fica com a categoria de mamão, tanto papaya quanto formosa. A produção de uvas sem sementes, com cinco cultivares diferentes, fica a cargo da Agrivale, enquanto as mangas são fornecidas pela Agrodan e o mini avocado é cultivado pela Tsuge.

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Se melancia é a fruta preferida da Magali, Maurício revela seu gosto por bananas, cuja produção é da Morena Frutas. Durante a entrevista, que pareceu ter sabor de salada de frutas, o escritor ressaltou orgulhoso que, para transportar apenas o volume mensal de maçãs, seriam necessários 180 vagões de trem. “Em função da nossa história, os novos concessionários têm facilidade grande de entrar no mercado, porque a Turma da Mônica tem credibilidade”, afirma Maurício.

Em função da nossa história, os novos concessionários têm facilidade de entrar no mercado, porque a Turma da Mônica tem credibilidade

Maurício de Sousa, escritor, cartunista e criador da Turma da Mônica

O licenciamento foi estendido para além das frutas, chegando a hortaliças e legumes. O Sitio Hiromi e a Go Green se concentram mais nas folhas como alfaces de, espinafre, couve, e a cebolinha, ilustrada pelo próprio Cebolinha. A linha de legumes, como cenoura, inhame e mandioquinha, é produzida pela Mais Verdes e há ainda o licenciamento da Avine para comercializar ovos de galinha e codorna.

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Mônica, que, atualmente, está à frente dos negócios da Maurício de Sousa Produções, informa outros números de produtividade: “Da melancia redonda menorzinha e sem caroço são 400 toneladas por mês vendidas pelo Brasil e 264 toneladas de tomate também mensalmente”. Neste ano, ela conta, também foram lançadas plantas com ervas para cozinhar em casa, sob a estampa do personagem Chico Bento.

“A gente tem um trabalho enorme para que [as frutas] tenham aderência com a criança, como a laranja lima que é o primeiro suco que ela geralmente toma. A criança vai, pelo menos, provar”, explica Mônica.

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Comemorando o sucesso do negócio, Maurício de Souza revala ainda ter recebido dos produtos um agradecimento. Além de viabilizar o escoamento de produtos que antes eram descartados, estimulou novos cultivos.

“O investimento que os produtores fazem é um absurdo, como tecnologias para evitar o uso de agrotóxicos. O plantio da melancia, do tomate, da maçã… É de primeiro mundo! Então, é um agradecimento mútuo”, declara Maurício.

Produção de maçãs da Turma da Mônica é feita pelo Grupo Fischer (Foto: Divulgação/Maurício de Souza Produções)

 
Source: Rural

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