Skip to main content

 

Confira os destaques desta terça-feira (23/11)

Carne para a China

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse, nesta terça-feira (23/11), que a autorização de entrada de lotes de carne feita pelo governo da China é um primeiro passo para a retomada das exportações regulares do produto brasileiro para o mercado chinês. Em nota divulgada pelo Ministério e em mensagem no Twitter, Tereza Cristina disse que governo brasileiro mantém as negociações para encerrar o embargo, motivado por dois casos atípicos de mal da vaca louca, e que vigora desde o dia 4 de setembro.

Carne para a Rússia

(Foto: Editora Globo)

 

A Rússia retomará a importação de carne bovina e suína de 12 unidades brasileiras nesta semana, disse o regulador de segurança sanitária do país nesta terça-feira (23/11). A maioria das restrições aos produtores brasileiros de carne bovina e suína pela Rússia está em vigor desde 2017, devido a alegações do uso do aditivo ractopamina na alimentação das criações, o que grupos brasileiros da indústria de carne negaram.

Plantio de soja

(Foto: Arquivo AEN)

 

O plantio de soja da safra 2021/22 no Paraná avançou 2 pontos porcentuais na semana e atingiu 97% da área estimada, de 5,623 milhões de hectares, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Do total semeado, 95% está em condição boa e 5% em média. Quanto ao milho verão, o plantio foi encerrado na semana passada.

Safra de cana-de-açúcar

(Foto: REUTERS/Marcelo Texeira)

 

A terceira estimativa da safra brasileira 2021/22 de cana-de-açúcar deve alcançar 568,4 milhões de toneladas, representando queda de 13,2% em comparação com o período anterior 2020/21 (654,5 milhões de t). Os números fazem parte do terceiro e penúltimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta terça-feira (23/11). Segundo a estatal, os efeitos climáticos adversos da estiagem durante o ciclo produtivo e as baixas temperaturas registradas em junho e julho deste ano, com episódios de geadas em algumas áreas de produção, sobretudo em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, provocaram impacto negativo na produtividade das lavouras.

Produção de celulose

(Foto: REUTERS/Muhammad Hamed)

 

A produção de celulose no Brasil cresceu 4,9% no terceiro trimestre frente ao mesmo período do ano passado, para 5,6 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (23/11) pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), mostrando que o consumo aparente aumentou 16%. As importações tiveram uma alta de 14,6%, enquanto as exportações encolheram 0,1%.

União Europeia

(Foto: Arquivo/EFE)

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) classificou como "protecionismo comercial disfarçado de preocupação ambiental" a decisão da União Europeia, de restringir compras de commodities agrícolas que estivessem em áreas de desmatamento. Em nota, a Aprosoja Brasil avaliou a iniciativa como afronta à soberania nacional. "A iniciativa é uma afronta à soberania nacional e coloca a conversão de uso do solo permitido em lei na mesma vala comum do desmatamento ilegal, que já é punido pela legislação ambiental brasileira", diz o comunicado.

Fundo Amazônia

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

O governo brasileiro tenta organizar um fundo para financiar ações de desenvolvimento e proteção na Amazônia Legal com recursos de bancos públicos e privados para substituir o Fundo Amazônia, que é financiado por Noruega e Alemanha, disse nesta terça-feira (23/11) o vice-presidente Hamilton Mourão. Os repasses para o fundo pelos dois países estão suspensos desde 2019, quando o governo do presidente Jair Bolsonaro fez mudanças na governança e na possibilidade de aplicação de recursos que desagradaram aos dois países. Desde então, o governo brasileiro tenta renegociar os acordos, mas ainda sem sucesso.

Melhores do Agronegócio

(Foto: Globo Rural)

 

A mais tradicional e importante premiação do agronegócio brasileiro já tem data marcada: será no dia 30 de novembro, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo site e pelos canais da revista Globo Rural no Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn. A cerimônia de entrega do 17º Melhores do Agronegócio seguirá o formato do ano passado, com os apresentadores conduzindo o evento em um estúdio de vídeo. Assim como ocorreu em 2020, é esperada uma grande interação com a audiência, convidados e representantes das empresas vencedoras desta edição.

Luto nas arenas do Brasil

 (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Morreu nesta terça-feira (23/11), em São José do Rio Preto (SP), uma das vozes mais conhecidas dos rodeios brasileiros: o locutor Barra Mansa, apelido de José Rodrigues Pereira, que fez sua carreira na Festa do Peão de Barretos. Ele tinha 68 anos e morreu, segundo sua assessoria publicou nas redes sociais, após complicações em uma cirurgia de hérnia.

Ovos cage-free

(Foto: Divulgação/Granja Mantiqueira)

 

À frente de um plantel com 12,5 milhões de galinhas em granjas espalhadas pelo país, a maior delas em Primavera do Leste (MT), o Grupo Mantiqueira tem uma meta para 2025: triplicar ou quadruplicar a oferta de ovos caipiras, orgânicos e com galinhas criadas livres de gaiolas. O diretor-executivo da empresa, Leandro Pinto, disse que o bem-estar animal é a principal tendência do setor, que  tem crescido deve bater um recorde de produção neste ano, com 56 bilhões de ovos no total.
Source: Rural

Leave a Reply