Skip to main content

Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão começam a se formar sobre o Paraguai, e com isso, a terça-feira (23/11) será marcada por chuvas em algumas áreas do Mato Grosso. De acordo com o boletim da Rural Clima, o tempo segue aberto em toda região centro-sul do país, sem previsão de chuvas generalizadas.

Chuva frequente no Centro-Oeste brasileiro segue atrapalhando o plantio da nova safra de soja e os tratos culturais em geral(Foto: Anthony Easton/CCommons)

 

Na quarta-feira (24/11), as áreas de instabilidade ganham força e levam chuva generalizada para grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso, Rondônia, Pará, Tocantins e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, afirma que há uma tendência de que a partir de quinta-feira (25/11), uma nova frente fria se forme na região central da Argentina e leve chuvas generalizadas a grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Paraguai.

saiba mais

Plantio de soja da safra 2021/22 atinge 86% da área total, diz AgRural

Plantio da safra 2021/22 de algodão atinge 0,20% da área estimada, diz Abrapa

 

"Com o avanço de uma frente fria saindo da Amazônia e passando pela região central e sudeste do Brasil, novamente o final de semana deve ser marcado por chuvas generalizadas em grande parte da região central", acrescenta.

De uma forma geral, as chuvas continuam ocorrendo sobre grande parte da faixa central do Brasil, trazendo apreensão aos produtores de soja em razão das chuvas ininterruptas sobre Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e algumas áreas do Matopiba. Por outro lado, no Sul, a preocupação é com um possível agravamento das condições do milho de verão e com o andamento do plantio da nova safra de soja.
Source: Rural

Leave a Reply