Skip to main content

O plantio da safra de soja 2021/2022 atingiu 78% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira, 11, com bom avanço sobre os 67% de uma semana antes e mantendo vantagem sobre o ano passado, quando 70% da área estava plantada. O levantamento é da AgRural e foi apresentado na segunda-feira, 15, feriado nacional de Proclamação da República.

soja-chuva-grao-oleaginosa-lavoura-agua-tempo (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A AgRural destaca em comunicado que os trabalhos estão praticamente finalizados, ou muito próximos do fim, nos Estados de calendário mais antecipado. "A semeadura agora se concentra no Rio Grande do Sul, onde o tempo mais seco continua preocupando os produtores, e no Matopiba, que tem registrado excesso de chuva em alguns pontos, mas onde o ritmo de plantio segue intenso".

Apesar do solo mais seco, o plantio de soja avançou rapidamente no Rio Grande do Sul na semana passada. Problemas de germinação, porém, poderão ocorrer caso não chova logo. Mas a maior preocupação dos produtores é com o milho verão. Em áreas plantadas mais cedo, que já estão em pendoamento, as lavouras dão sinais de estresse hídrico e precisam de chuva o quanto antes para evitar perdas de potencial produtivo.

saiba mais

Brasil deve produzir, processar e exportar mais soja na safra 21/22

Conab eleva estimativa de safra de grãos para 289,8 milhões de toneladas

 

Até a quinta-feira, 85% da área de milho verão estava semeada no Centro-Sul do Brasil, em comparação com 75% uma semana antes e 82% um ano atrás. Segundo a AgRural, a redução das chuvas também vem sendo sentida em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Nesses Estados, porém, o plantio do milho verão é mais tardio e poucas áreas estão em estádios reprodutivos.
Source: Rural

Leave a Reply