Skip to main content

Os preços da soja sinalizam queda mesmo no período da entressafra, informa, nesta segunda-feira (8/11), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo os pesquisadores, os níveis atuais são os menores desde julho, o que é atípico para esta época do ano.

Em Mato Grosso, plantio da soja chegou a 95% da área na semana passada (Foto: Bom Futuro/Divulgação)

 

O indicador medido pela instituição, com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) acumula baixa de 4,91%. Na sexta-feira (5/11), a referência fechou a R$ 165,72 a saca de 60 quilos. O indicador baseado nos negócios realizados no estado do Paraná acumula desvalorização de 4,94%, com a saca valendo, em média, R$ 159,80 na sexta-feira (5/11).

"A pressão está atrelada à necessidade de liberar estoques para a chegada da nova safra, que pode ser recorde e que deve elevar a relação estoque/consumo final", dizem os pesquisadores, em boletim de mercado.

saiba mais

Mudança no modelo de comercialização de biodiesel desagrada produtores

 

Enquanto isso, no campo, as condições climáticas têm favorecido a semeadura da safra nova, como trabalho de campo já entrando na parte final em diversas regiões do Brasil, avalia o Cepea.

Em Mato Grosso, principal produtor nacional, a semeadura avançou 12,63 pontos percentuais na semana passada, de acordo com o Instituto de Economia Agropecuária do Estado (Imea). A proporção de área semeada passou de 83,15% para 95,79%. Na mesma época do ano passado, a proporção plantada  era de 83,2%.
Source: Rural

Leave a Reply