Skip to main content

O governo da China solicitou esta semana que autoridades locais incentivem a população a estocar comida para o período de inverno e primavera no país. Segundo comunicado divulgado pelo Ministério do Comércio, as orientações são uma diretriz do Conselho de Estado e do Partido Comunista e deverão ser atendidas integralmente.

Chineses correram para comprar arroz após governo orientar população a estocar "certa quantidade de necessidades diárias" de produtos básicos (Foto: Reuters/Thomas Peter)

 

“O aviso exige que os governos locais apoiem e incentivem as grandes empresas de circulação de produtos agrícolas a estabelecer relações de cooperação estreitas com bases de produção de produtos agrícolas, como vegetais, grãos e óleo, pecuária e avicultura, e a assinar acordos de fornecimento e comercialização de longo prazo”, afirma o comunicado, sem dar detalhes sobre as razões para tal orientação.

saiba mais

Embargo da China à carne bovina completa dois meses e perdas no setor podem passar de US$ 1 bilhão

 

Entre as possíveis razões para o alerta, estão o aumento dos casos de Covid-19 no país em meio à chegada do inverno e o aumento das tensões com Taiwan. O alerta levou a uma corrida dos chineses aos supermercados para garantir o abastecimento de arroz, óleo de cozinha e sal. Além da pandemia e dos aspectos geopolíticos, a China também enfrenta uma forte alta no preço de alguns alimentos após ter parte da sua produção de frutas, verduras e legumes afetada por chuvas acima da média.
Source: Rural

Leave a Reply