Skip to main content

A atual relação de troca entre o valor da arroba na comercialização do boi gordo e o preço pago na compra de animais de reposição atingiu o momento mais desfavorável ao pecuarista que se dedica a recria de gado, considerando-se toda a série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), iniciada em 2000.

Segundo os pesquisadores, quando consideradas as médias mensais deflacionadas pelo IGP-DI (base setembro/21), o pecuarista de São Paulo precisa, na parcial de outubro (até o dia 26), de 10,17 arrobas de boi gordo para a compra de um animal de reposição no mercado sul-mato-grossense, sendo 8,4% a mais que no mês passado, 16,8% acima do necessário em outubro de 2020.

Foto: Texto Comunicação)

 

 

A quantidade de arrobas em relação aos animais de reposição é quantidade já registrada. A média histórica da relação de troca do Cepea é de 7,69 arrobas de boi gordo paulista para um animal de reposição de Mato Grosso do Sul.

Os pesquisadores explicam que esse cenário está atrelado às recentes fortes quedas nos preços da arroba bovina, diante da continuidade da suspensão dos envios de carne à China e da entrada de animais de confinamento no mercado spot nacional. “Além disso, os valores dos animais de reposição seguem relativamente firmes em muitas praças acompanhadas pelo Cepea, reforçando a piora na relação de troca do recriador”, dizem eles.
Source: Rural

Leave a Reply