Skip to main content

Os sistemas alimentares do mundo dependem do trabalho diário das mulheres rurais. Apesar disso, são elas ainda as que mais sofrem as dificuldades de acesso à alimentação e estão mais vulneráveis à fome a à insegurança alimentar. É o que pontua a Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira (15/10), em comunicado alusivo ao Dia Internacional da Mulher Rural.

Lavoura de agricultura familiar. Segundo a ONU, a melhoria dos sistemas alimentares depende do trabalho das mulheres, mas elas ainda sofrem mais com a desigualdade (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

 

De acordo com as Nações Unidas, diversas funções desempenhadas pelas mulheres são essenciais para garantir uma alimentação de qualidade em suas comunidades. No entanto,  "paradoxalmente, essas mesmas mulheres muitas vezes têm menos acesso a alimentos e um maior risco de fome, desnutrição, subnutrição e insegurança alimentar do que os homens".

saiba mais

Mulheres rurais sofrem com discriminação, racismo e pobreza, diz secretário geral da ONU

A fazendeira que substituiu o pai e virou referência em sustentabilidade

 

 

 

Segundo a ONU, o lema do Dia Internacional da Mulher Rural deste ano é "Mulheres Rurais Cultivando boa comida para todos". "Apesar de assegurarem que o mundo pode ser alimentado, muitas mulheres rurais sofrem com a discriminação, racismo sistêmico e pobreza esturtural", reforçou o secretário geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, em mensagem divulgada nesta sexta-feira pelas redes sociais.

Leia mais sobre as mulheres no campo em Agro é Delas

Também pelas redes sociais, a representação da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) destacou a necessidade de melhorar a renda das mulheres que vivem nas áreas rurais. "Se a mulheres tivessem o mesmo acesso que os homens aos recursos produtivos, poderiam aumentar significativamente seus rendimentos, o que poderia reduzir o número de pessoas com fome no mundo."

Entre as iniciativas da FAO para aumentar a representatividade das mulheres está a Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos. No Brasil, a iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa). "Dentro da pandemia, quam mais perdeu foram as mulheres rurais", disse o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, em recente entrevista à Globo Rural, destacando que, diferenetmente do caso brasileiro, a iniciativa esá vinculada às áreas de desenvolvimento social dos governos.

saiba mais

As três irmãs que se dividem entre a lida do campo e as redes sociais

A cafeicultora que se tornou a primeira mulher a presidir a associação de cafés especiais

 

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply