Nesta manhã de sexta-feira (15/10), já são observadas pela Rural Clima muitas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Paraguai. Com isso, toda a região Sul terá chuvas volumosas ao longo do dia, e essas precipitações devem atingir o extremo sul do Mato Grosso do Sul e região sudoeste de São Paulo.
Centro-Sul brasileiro terá fortes chuvas nos próximos dias (Foto: Getty Images)
Além disso, áreas de instabilidade também são observadas sobre o Mato Grosso, partes de Goiás e o norte de Minas Gerais e sul da Bahia. "A sexta-feira também deverá ser marcada por eventuais pancadas de chuva no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e sul e sudoeste da Bahia. No entanto, as chuvas na região central ainda serão marcadas pelas pancadas, diferentemente do sul que terão chuvas generalizadas", explica Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
De acordo com o boletim, a partir de sábado (16/10), esse sistema ganha mais força e avança pelo Sudeste, levando chuvas generalizadas a toda região, inclusive nas regiões do Centro-Oeste, incluindo Rondônia e sul do Tocantins.
saiba mais
Jornada das Águas apresentará soluções para abastecimento do semiárido
Anec prevê queda na exportação de soja, milho e farelo em outubro
"O final de semana será marcado por chuvas generalizadas em grande parte da região Centro-Sul do Brasil. Desta forma, as condições se manterão extremamente favoráveis para a continuidade do plantio da soja, em todas as regiões produtoras, desde o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, , Mato Grosso, Goiás, Rondônia e no Paraguai", afirma Santos.
Na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a tendência é de chuvas irregulares no final de semana. O mesmo sistema também deverá atingir áreas do Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e sul do Piauí ao longo do começo da próxima semana, mantendo uma condição favorável ao início do plantio.
Leia mais notícias sobre Agricultura no site da Globo Rural
Com o deslocamento da frente fria para a região central, o Sul terá tempo aberto já a partir de domingo. Isso será uma tendência para as próximas quatro semanas. "Ou seja, uma frente fria começa a se formar e avançar pelo sul do Brasil, com isso os corredores de umidade se deslocam para o Sul e abre-se o tempo nas regiões Central e Norte do país, enquanto chove no Sul. Aos poucos esse sistema avança pela costa e leva chuvas ao Centro-Oeste e Norte", finaliza o agrometeorologista.
Source: Rural