Skip to main content

Um sistema de baixa pressão se formou e está provocando chuvas regulares desde o começo da madrugada desta quinta-feira (14) em parte do Paraguai, Paraná e Mato Grosso do Sul e agora, a chuva começa a avançar também por São Paulo. De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima, essa chuva vai se espalhar por todas as regiões desses estados ao longo do dia.

Centro-Sul do Brasil está recebendo altos volumes de chuva nesta quinta-feira (14) (Foto: Terry Presley/CCommons)

 

"Nós conseguimos ver no Rio Grande do Sul, algumas nuvens associadas a esse mesmo sistema e a aproximação de uma frente fria. Ao longo do dia, os dois sistemas se unem e começam a avançar pelo país", afirma Alexandre Nascimento, agrometeorologista da Rural Clima.

Há previsão de muita chuva nas próximas 48 horas, principalmente entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. "Ao longo do final de semana, a chuva deve avançar também pelas demais áreas produtoras do Centro-Oeste e dos estados do Sudeste, além de Rondônia", completa Nascimento.

saiba mais

ONS vê ainda cenário hídrico "bastante preocupante" para 2022, diz diretor-geral

Mudanças climáticas podem comprometer plantio de eucalipto

 

No final de semana, o conglomerado de chuva deve se espalhar por praticamente todas as regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O agrometeorologista reitera que a instabilidade está ganhando corpo, formando nuvens carregadas e quantidade bastante razoável para o plantio e regiões recém-semeadas.
Source: Rural

Leave a Reply