Skip to main content

O Plenário do Senado Federal aprovou, na terça-feira (5/10), o PLS 261/2018, que institui um marco legal para as ferrovias brasileiras. O texto estabelece uma nova ordem de ferrovias, construídas ou adquiridas pela iniciativa privada por meio de outorgas de autorização, além de dispor sobre a autorregulação ferroviária e a segurança do trânsito e do transporte ferroviário. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Texto aprovado quer facilitar a participação de investidores na modernização da malha ferroviária (Foto: Alberto Ruy/Ministérios dos Transportes/Flickr)

 

Em nota, a Frente Parlamentar Agropecuária avalia que a autorização na outorga de ferrovias deve simplificar as leis para os investidores interessados na malha ferroviária. Pela proposta, a autorização deve ser formalizada em contrato. Caso haja mais de um interessado no mesmo trecho, esse contrato deve ter prazo determinado.

O texto aprovado pelos senadores trata também do acesso de terceiros, também conhecido como direito de passagem. Senadores apresentaram emendas prevendo essa garantia. O relatório apresentado ao Plenário do Senado cria um mecanismo chamado de "concurso aberto, qque garante a reserva de capacidade ao operador independente ou empresa que necessite circular além dos limites da malha sob sua administração.

saiba mais

Novo Marco Legal das Ferrovias prevê novas regras para compartilhamento de vias

Governo autoriza setor privado a construir 3,36 mil Km de ferrovias

 

 

“Nossa expectativa é que possamos impulsionar esse modal por todo o território brasileiro. Um país que está predestinado a ser grande precisa corrigir essa distorção”, afirma o senador Wellington Fagundes (PL-MT), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), no comunicado divulgado pelo colegiado parlamentar. De acordo com ele, o novo marco legal vai auxiliar na redução dos custos de produção, com produtos chegando mais baratos aos consumidores.

Leia mais notícias sobre Política no site da Globo Rural

Para a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), a lei é importante por se tratar de um modal de baixo custo de frete e de manutenção, inexistência de pedágios, além de possibilitar o transporte de grandes cargas em longas distâncias. “A competitividade vai melhorar, fortalecendo as empresas e o agronegócio”, disse, também conforme a FPA.
Source: Rural

Leave a Reply