Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (1/10)

CPR Verde

(Foto: Gabriel Faria/Embrapa)

 

O governo federal publicou nesta sexta-feira (1/10) um decreto que regulamenta o mercado de Cédula de Produto Rural (CPR) lastreadas em serviços ambientais promovidos pela conservação de florestas nativas ou pela exploração de atividades sustentáveis. Chamado de “CPR Verde”, o instrumento financeiro privado permitirá que empresas interessadas em mitigar suas emissões adquiram os títulos mediante o compromisso do produtor em manter a área conservada.

Expo Dubai

(Foto: Apex-Brasil)

 

A participação do Brasil na Expo Dubai deve viabilizar US$ 500 milhões em exportações para o país, além de atrair algo em torno de US$ 10 bilhões em investimentos. A expectativa foi divulgada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), na abertura do pavilhão do país no evento.

Safra nova

(Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

 

O Boletim de Conjuntura Agropecuária da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná aponta que, pelo segundo ano consecutivo, o clima irregular provocará o atraso no plantio da safra de soja. O cenário, que preocupa nesta largada da temporada 2021/22, pode comprometer a produção dessa e de outras culturas que, posteriormente, ocuparão a mesma área.

Amazônia

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

Os incêndios na Amazônia brasileira caíram quase pela metade no mês de setembro, se comparados com um ano atrás, mostraram dados do governo nesta quinta-feira, com mais chuvas e iniciativas de fiscalização ajudando a diminuir a destruição da floresta. Uma testemunha da Reuters em Rondônia observou apenas dois incêndios ao sobrevoar uma região por 40 minutos. A visibilidade era boa, um forte contraste em relação ao cenário de fumaça que cobria a região no auge da temporada de incêndios em 2019 e 2020.

Pescadores

(Foto: Thinkstock)

 

A segunda e a terceira etapas do processo de cadastramento e recadastramento nacional de pessoas físicas no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), em categoria de Pescador e Pescadora Profissional, foram iniciadas nesta sexta-feira (1/10). A ação deve ser feita por meio do Sistema Informatizado de Registro da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é obrigatória. Caso não seja realizado dentro do período estipulado, o pescador profissional poderá ter a sua licença cancelada.

Fogo e desmatamento

(Foto: Verde Brasil/17)

 

Com características similares ao Cerrado, as savanas são definidas por longos períodos de estiagem, solo empobrecido, gramíneas e árvores em menor quantidade. Caso as mudanças climáticas se intensifiquem, esta descrição poderá ser realidade também na Amazônia, conhecida mundialmente pela extensa floresta e biodiversidade. A conclusão foi apresentada em artigo escrito por cientistas brasileiros e publicado nesta sexta-feira (1/10) na Revista Nature.

Leilão de energia

(Foto: Globo Rural)

 

As usinas a partir de bagaço de cana-de-açúcar lideraram as vendas no leilão de energia nova A-5, com entrega a partir de 2026, respondendo por mais de 32% do total comercializado, com a fonte térmica também apresentando o maior deságio entre os geradores participantes. As térmicas, incluindo um projeto de cavaco de madeira, negociaram 9,3 milhões de MWh, ou cerca de 37% do total de 25,14 milhões de MWh vendidos no leilão, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que realizou o leilão juntamente com a reguladora Aneel.

Consumo de café

(Foto: Pexels)

 

Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Instituto Axxus realizou uma pesquisa com o objetivo de identificar mudanças nos hábitos de compra e de consumo de café ao longo da pandemia de Covid-19. Segundo o estudo, 72% dos entrevistados declararam que a bebida ajudou a superar os piores momentos da pandemia. “Conseguimos ver o que a pandemia causou nos hábitos e preferências de consumo sem ter que perguntar da pandemia para o entrevistado", afirma Sérgio Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e um dos condutores do estudo.
Source: Rural

Leave a Reply