Até pouco tempo atrás, o cafeicultor tinha desvantagens em relação às torrefações e cafeterias por estar distante da cidade e dos seus clientes. Mas hoje a história é diferente. Muitos já se aproximaram dos coffee lovers, o que lhes permite lucrar mais ao vender seu café direto para o consumidor, sem intermediários.
Uma das vantagens que o cliente final ou coffee lover possui ao comprar diretamente do produtor é conseguir melhores preços, isso no caso dos cafeicultores que torram seu próprio café. Porém as vantagens não param por aí!
Diferentemente das torrefações e das cafeterias que ficam limitadas a oferecer os grãos que possuem no seu estoque, o produtor pode criar estratégias e gerar novas possibilidades de experiências com seu próprio café, o que acaba sendo um grande diferencial na hora de competir com quem já está nos grandes centros.
Um exemplo de experiência sensorial que agradou demais os coffee Lovers do nosso grupo foi uma compra coletiva que fizemos com a Cristiane Zancanaro, cafeicultora do Cerrado Goiano, no passado. Nós compramos a mesma variedade de café, mas processada de modos diferentes.
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Uma parte desses cafés secou de modo natural, onde o grão seca com a casca e os açúcares da mucilagem migram para a semente, o que proporciona uma maior doçura e corpo à bebida e também confere aromas frutados e de uma leve fermentação, o que é característico deste processo.
Outra parte do grão foi descascada, o famoso café Cereja Descascado (CD), que antes de ir para a secagem tem a casca removida: os grãos secam apenas com a mucilagem. Desta forma, esses grãos que na lavoura eram iguais, apenas por terem passado por processos de secagem diferentes, mesmo tendo sido torrados com perfis de torra idênticos, vão resultar em de bebidas totalmente distintas.
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Relatos desse tipo de constatação, até pouco tempo, eram algo que os coffee lovers costumavam ouvir de especialistas ou ler em livros ou em alguma postagem de alguém no universo cafeeiro. No entanto, por meio do grupo Diário de Um Coffee Lover, estes apaixonados por café puderam comprovar na prática, o que só conheciam na teoria.
Em casa, eles tiveram a chance de preparar estes cafés e perceber o resultado na xícara de cada processo. Além de ser uma experiência incrível para o consumidor, este tipo de compra coloca o cafeicultor em evidência, reduzindo a distância entre quem produz e quem consome.
Ver de perto como é feita a colheita, a separação dos frutos, os tipos de processamentos e beneficiamentos pelos quais o café passa faz o coffee lover valorizar ainda mais todo o trabalho do produtor
Maycon Alves
Uma outra experiência que tem agradado e crescido entre os coffee lovers são as visitas ao produtor rural. Eles amam fazer um tour acompanhado, conhecer a fazenda ou sítio e poder – não somente conhecer o produtor do seu café favorito –, mas também entender o tanto de esforço que existe para que o café chegue com qualidade à xícara.
Ver de perto como é feita a colheita, a separação dos frutos, os tipos de processamentos e beneficiamentos pelos quais o café passa faz o coffee lover valorizar ainda mais todo o trabalho do produtor.
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Afinal, cafés de qualidade requerem esforço. Mas nós – aqui na cidade – muitas vezes sequer sabemos o tanto de empenho e cuidado que as famílias produtoras têm ao preparar nosso café.
*Maycon Alves é barista e administra os grupos @diariodeumcoffeelover
As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam, necessariamente, o posicionamento editorial da Revista Globo Rural.
Source: Rural