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Negócios bem-sucedidos tendem a crescer muito em um ano e depois estagnar. A consistência de resultados ao longo do tempo é um imenso desafio para as empresas. A experiência de grandes organizações mostra que, para enfrentar essa barreira, é preciso ter apoio em três pilares: estratégia, liderança e cultura organizacional.

No agronegócio, as plataformas de distribuição vêm crescendo de forma muito acelerada, por meio da aquisição de distribuidores regionais e abertura de novas lojas. No entanto, do ponto de vista estratégico, somente a compra de outras empresas não basta.

 

 

Será preciso trabalhar os diferenciais competitivos dos distribuidores, com foco em competências como eficiência operacional, logística, soluções digitais, soluções financeiras, portfólio completo e, principalmente, capital humano. Esses itens são chave para garantir uma boa experiência ao cliente ao longo de sua jornada.

Definir uma estratégia implementável é o primeiro passo para a construção de uma visão de médio prazo e, consequentemente, para a definição de prioridades e direcionamento de esforços.

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Considerando que a nova onda de crescimento da produtividade do agronegócio não passa somente pelo melhoramento genético de sementes ou pelo uso de insumos agrícolas modernos, as empresas devem se preocupar com eficiência em toda a cadeia de valor, começando pelo produtor, passando pelo planejamento agrícola até a negociação de sua produção.

Isso significa trabalhar fortemente em manejo de fertilidade, otimização do plantio, uso de tecnologias sinérgicas (defensivos agrícolas, biológicos, bioestimulantes etc.) e ferramentas digitais que atendam a um mercado bastante competitivo e cada vez mais exigente.

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Vamos ao segundo pilar. Liderar é, fundamentalmente, ter a habilidade de se comunicar com toda a organização para que cada funcionário entenda seu papel dentro da estratégia e esteja engajado com os objetivos do negócio.

Existe uma linha tênue na liderança. O líder deve ser empático, um ótimo ouvinte, considerar a opinião da equipe nas decisões e conhecer profundamente o ambiente de negócio. Ou seja, passar a todos a segurança de que a companhia está em boas mãos e não apenas dar ordens sem nunca ouvir. Por outro lado, deve deixar clara a direção da companhia, sem abrir mão da estratégia até o momento de sua revisão.

Uma empresa sem uma cultura clara tende a perder de vista suas metas. É necessário vivenciar os valores da organização para, de fato, comprometer-se com os resultados

Renato Guimarães

O planejamento é essencial para um líder de sucesso e, bem executado, aumentará a eficiência da implementação das ações. Gosto de uma frase que diz: “Vou devagar porque tenho pressa”. Ela representa muito bem a importância do planejamento para as organizações.

Ótimos líderes garantem às organizações seu ativo mais importante, que é o engajamento e manutenção das pessoas da organização. A capacidade de falar e ser entendido de forma profundamente vertical na empresa passa pelo nosso terceiro pilar, a cultura organizacional.

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Uma empresa sem uma cultura clara tende a perder de vista suas metas. É necessário vivenciar os valores da organização para, de fato, comprometer-se com os resultados.

No Grupo Sinagro, o primeiro pilar é endereçado por meio de nossa Agenda Estratégica. É dessa forma que direcionamos as iniciativas prioritárias e garantimos os recursos necessários para implementá-las. Além disso, e principalmente, conseguimos eliminar desperdícios de tempo e de recursos financeiros.

Dentro de nossa organização, criamos um Decálogo. São os dez mandamentos da nossa cultura organizacional, que nos inspiram a ser uma empresa diferente.

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Também temos um robusto modelo de governança. A instalação de comitês estratégicos para assuntos chave, indicadores de desempenho que representam o DNA da organização, além de uma gestão efetiva de pessoas são fatores críticos para o sucesso das organizações.

Qualquer organização que pretende crescer de maneira exponencial deve ter, de um lado, uma estratégia. De outro, uma liderança sólida que imprima o ritmo, refletido na cultura organizacional. Somente sendo eficiente nesses três pilares é possível dar saltos de crescimento disruptivos em relação ao mercado.

*Renato Guimarães é CEO do Grupo Sinagro e agrônomo, com pós-graduação em Administração de Empresas

As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam, necessariamente, o posicionamento editorial da Revista Globo Rural.

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Source: Rural

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