Skip to main content

A Embrapa Amazônia Oriental oferece, a partir desta quarta-feira (29), o primeiro curso sobre manejo da cultura do açaí em terra firme, da semente à pós-colheita e processamento.

Gratuito, o curso está disponível no modelo de Ensino à Distância (EAD) e tem como público-alvo produtores, agentes da assistência e extensão rural e técnicos agrícolas de todo o Brasil interessados nessa cultura, que está cada vez mais popular no país e no mundo.

O curso conta com cinco módulos: 1. Variedades, implantação e manejo do açaizal; 2. Nutrição e adubação do açaizeiro; 3. Uso da tecnologia de irrigação com foco na maximização da produtividade e racionalização do consumo hídrico no cultivo de açaí em terra firme; 4. Polinização, manejo e controle de insetos-pragas; e 5. Colheita, Pós Colheita, transporte e processamento do açaí (Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa)

 

É preciso acessar a vitrine virtual e-Campo para acessar a capacitação, que é dividida em cinco módulos. Com 32 horas e oferta contínua, as inscrições abrem nesta quarta-feira e os interessados podem iniciar o curso a qualquer tempo por meio do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle.

A iniciativa é o resultado da cooperação entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa, por meio do projeto de Bioeconomia “Termo de Execução Descentralizada”.

saiba mais

Cultivo comercial do açaí tem três espécies mais relevantes

 

O chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário Lemos, afirma que o primeiro curso sobre o açaí é um marco para a instituição, pois trata-se de uma cultura frutífera estratégica para a Amazônia e para o país.

“Temos a oportunidade de compartilhar informações técnicas confiáveis com produtores, empresários, tomadores de decisão e outros interessados no cultivo do açaí, assim como a possibilidade de contribuir com a ampliação dessa cultura no país”.

saiba mais

Açaí de terra firme avança no Pará e ganha espaço no interior de São Paulo

 

 

Mercado em expansão

Segundo o IBGE, o Brasil produziu 1,7 milhão de toneladas de frutos do açaí em 2020. Esse valor refere-se tanto àqueles oriundos de áreas nativas quanto de plantio, cuja área é de cerca de 220 mil hectares.

O agrônomo João Tomé de Farias Neto, pesquisador da Embrapa, ressalta que a produção do açaí em terra firme é uma alternativa para aumentar a oferta de frutos ao mercado. “Essa oferta cresce anualmente em torno de 5%, por outro lado a demanda cresce superior a 15%. Falta açaí no mercado”, afirma.

Além disso, ele ressalta que, com as recomendações da Embrapa, a produção de frutos pode dar-se também no período de entressafra. Assim, o produtor consegue obter valores altamente compensadores.

Leia mais notícias sobre Agricultura
Source: Rural

Leave a Reply