Skip to main content

Definidos os lotes que participação da fase final do Cup of Excellence Brazil 2021. De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), foram selecionadas 125 amostras que obtiveram pontuação acima de 87 pontos na escala de avaliação de qualidade.

"O objetivo inicial era classificar as 100 melhores amostras, mas devido à excelência apresentada por esses cafés, decidimos passar para a Fase Nacional essas 125 com nota igual ou superior a 87 pontos", explica a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, em nota divulgada pela BSCA.

Concurso brasileiro selecionará lotes de café para fase internacional (Foto: Pixabay)

 

 

De acordo com a entidade, fora 743 lotes inscritos, sendo 206 com notas acima de 86 e 127 acima de 87. Os lotes aprovados para a fase final são de 14 variedades produzidos pela via seca (colhido e seco com casca) e úmida (cereja descascado, despolpado e desmucilado).

Dez origens produtoras estão estão representadas entre os finalistas. O destaque ficou com a região da Mantiqueira de Minas, de onde vieram 31,2% das amostras. Depois, aparecem Matas de Minas (20,8%), Chapada Diamantina (12,8%), Cerrado Mineiro (10,4%); Sul de Minas e Montanhas do Espírito Santo (7,2% cada); Alta Mogiana (4%); Vale da Grama (3,2%); Campo das Vertentes (2,4%); e Denominação de Origem Caparaó (0,8%).

De acordo com a BSCA, os lotes serão avaliados de 16 a 19 de outubro por um juri nacional. Os 40 melhores, que obtiverem nota igual ou superior a 86 pontos, serão classificados para a fase final internacional. Os 30 que alcançarem nota igual ou acima de 87 serão definidos como campeões do Cup of Excellence Brazil e poderão ser comercializado em leilão via internet.

saiba mais

Cerrado Mineiro aposta na fermentação para realçar sabores do café

Exportação brasileira de café bateu recorde em 2020/21, diz Cecafé

 

Já os 40 seguintes, classificados com notas iguais ou superiores a 86 pontos, serão denominados semifinalistas do concurso e serão destinados para a venda em um marketplace.

"Assim, o concurso deste ano abre a oportunidade para a comercialização de 80 cafés: 30 campeões, 10 National Winners, que são os lotes que não forem vencedores na fase internacional, e os 40 semifinalistas", resume a nota da BSCA.

O Cup of Excellence Brazil é realizado em parceria da BSCA e pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Source: Rural

Leave a Reply