Skip to main content

A última semana de setembro será marcada por chuva em grande parte das regiões produtoras do Brasil.

No entanto, as precipitações devem ser na forma de pancadas, com maior concentração nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com destaque também para Rondônia e Pará, informa o boletim agroclimático da Rural Clima.

O Rio Grande do Sul deve receber bons volumes de chuva a partir desta terça-feira (28) (Foto: Anthony Easton/CCommons)

 

Na região Sul, a partir de terça-feira (28), uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul e causar chuvas generalizadas, com altos volumes sobre as regiões produtoras do estado gaúcho.

Também deve atingir áreas do Paraná e do sul do Paraguai entre terça-feira (28) e quarta-feira (29). "Elas permitirão o avanço do plantio do milho primeira safra, bem como a continuidade das condições para o desenvolvimento das lavouras de trigo", afirma Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Ao longo da semana, as áreas de instabilidade devem ganhar força e, aliadas ao avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, Santa Catarina e Paraná devem ter chuvas generalizadas no fim da semana. "Esse sistema chega ao Sudeste de forma mais ampla levando chuvas generalizadas para grande parte das regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste", observa Santos.

saiba mais

Primavera deve ter chuvas dentro da média histórica nas regiões produtoras do Brasil

Mudanças climáticas abrem caminho para cultivo de café nos Estados Unidos

 

O agrometeorologista explica que fato das águas no Pacífico estarem mais frias do que o normal, indicando uma influência de La Niña de fraca intensidade, as condições de chuvas se manterão em forma de pancada sobre a região central do país. "No entanto, todos os dias teremos chuva no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e até mesmo em São Paulo", afirma.

Santos ainda reitera que as chuvas desta primavera serão diferentes em relação a 2020. "Outubro será marcado pelo retorno das chuvas regulares, possibilitando o avanço do plantio da soja em quase todas as regiões, assim como o bom desenvolvimento das lavouras de café, cana-de-açúcar e outras culturas perenes", finaliza.

Leia mais notícias sobre Agricultura
Source: Rural

Leave a Reply