Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (20/9) no site da Globo Rural.

Risco de peste suína

Criação de suínos (Foto: Gettyimages)

 

A confirmação de um caso de Peste Suína Africana (PSA) no Haiti reforçou o estado de alerta da indústria brasileira na tentativa de evitar que a doença chegue ao país.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destacou, em nota nesta segunda-feira (20/9), que o setor está em "campanha total de prevenção".

Custos limitam oferta de leite

Produtor tirando leite (Foto: Getty Images)

 

Apesar da alta no preço de 28% no preço do leite entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento nos custos de produção tem limitado a oferta do produto no Brasil.

É o que aponta boletim divulgado nesta segunda-feira (20/9) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). O levantamento mostra que o preço do leite captado em julho e pago em agosto subiu 1,23% na “Média Brasil” líquida.

Impostos para importar milho

Descarregamento de milho (Foto: REUTERS/Daniel Acker)

 

O Ministério da Agricultura confirmou que o Ministério da Economia vai zerar a cobrança de PIS/Cofins na importação de milho. 

"É, sem dúvida alguma, uma ótima notícia para todos nós, porque proporcionará queda do preço do milho em torno de R$ 9 por saca", disse o secretário executivo da pasta, Marcos Montes, em vídeo publicado na página do ministério no Twitter.

Largada lenta na soja

Produtor realiza plantio de soja (Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

A largada da nova safra de soja 2021/22 ainda é lenta no Brasil. Até quinta-feira passada (16/9), 0,1% da área brasileira estava plantada, puxada pelo Paraná e por Mato Grosso, informou a consultoria AgRural em boletim semanal.

Com os mapas meteorológicos apontando tempo predominantemente seco e quente até a virada do mês em boa parte do Centro-Sul, a maioria dos produtores tende a aguardar melhora na previsão para acelerar o plantio, evitando assim ter de replantar em um ano marcado por aumento significativo nos custos de produção.

ANTT avalia alta no preço de pedágios

Caminhões na estrada (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

As perdas de receita das concessionárias de rodovias federais que foram afetadas pela pandemia do coronavírus deverão ser recompostas por reajustes nas tarifas de pedágio cobradas dos usuários.

O formato é idealizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por reequilibrar os contratos das empresas que administram estradas federais. A diretoria da ANTT ainda precisa aprovar a proposta, que foi explicada nesta segunda-feira (20/9), em reunião promovida pelo órgão em rodada de debate com o setor.

Desmatamento na Amazônia

Vaca em pasto plantado em área desmatada da Amazônia perto da rodovia Transamazônica em Humaitá, no Amazonas 08/09/2021 (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

 

Uma área de 1.606 km² foi desmatada na Amazônia em agosto. A destruição foi a pior do mês de agosto dos últimos 10 anos, além de ter sido o quinto mês de 2021 em que o desmatamento atingiu o pior cenário desde 2012, junto com maio, abril, maio e julho.

Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e foram divulgados nesta segunda-feira (20/9). Em relação a agosto de 2020, a área desmatada neste ano, equivalente a cinco vezes o tamanho de Belo Horizonte, é 7% superior.

Brasileiro lidera mundial de rodeio

José Vitor Leme, natural de Mato Grosso do Sul (Foto: Bullstock Media)

 

A primeira divisão da Professional Bull Riders (PBR) se apresentou pela primeira vez em Newark, em Nova Jersey, mas o resultado foi o mesmo das últimas etapas do Mundial: vitória do brasileiro José Vitor Leme, de Mato Grosso do Sul, que pontuou nas três montarias.

Leme, 24 anos, campeão mundial de 2020 e líder do ranking desta temporada, fez uma montaria de 88,5. No segundo dia, emplacou mais duas acima dos 90 pontos: 92 e 90,75. Ele já é o recordista de notas acima de 90 em uma mesma temporada com 21.

Semana de chuva

Chuva na lavoura (Foto: Thinkstock)

 

A semana deve ser de chuva mais concentrada no sul do Brasil, mas a tendência é de chegar a outras regiões do país nos últimos dias de setembro e início de outubro.

Segundo o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, a melhora do regime de chuva tende a favorecer diversas culturas, como cana e laranja, além do plantio da safra nova.

Alerta de grenning

 

Colheita de laranja (Foto: Reprodução/Programa Globo Rural)

 

A incidência do greening, considerada a doença mais destrutiva da citricultura, voltou a aumentar no cinturão de produção de São Paulo e Triângulo Mineiro.

De acordo com o levantamento anual do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), 22,37% das plantas foram atingidas, o que, segundo os técnicos, reforça o alerta para maior rigor no controle. Em relação ao ano passado, o aumento foi de 7,2%.
Source: Rural

Leave a Reply