Skip to main content

Hoje, 10 de setembro, é comemorado o Dia do Brigadeiro. A sobremesa é uma paixão nacional, presença garantida em festas e uma fonte de renda para muitas pessoas.

O doce tipicamente brasileiro nasceu em 1946 da combinação de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, durante as eleições presidenciais para arrecadar fundos à candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes.

Brigadeiro, doce tipicamente brasileiro (Foto: Divulgação/Camponesa)

 

 

A confeiteira Isabela Franco, embaixadora da empresa de laticínios Camponesa, explica que a composição faz do brigadeiro um doce que pode ser feito em diferentes pontos e texturas. “Dependendo do ponto que você der a ele, pode enrolar, servir como um creme para recheios ou até mesmo, se estiver bastante líquido, ser uma calda", afirma.

Para comemorar este dia especial, Globo Rural separou algumas dicas da Isabela Franco para você preparar em casa o brigadeiro perfeito.

saiba mais

Aprenda a fazer brigadeiro com biomassa de banana verde

Como fazer bolo de paçoca

 

1. Utilizar fogo baixo

Isabela observa que o brigadeiro perfeito é aquele que dura mais tempo, é mais cremoso e não cristaliza. “O ponto e a consistência são essenciais, é preciso muita atenção. A dica é fazê-lo em fogo mais baixo, assim ele vai durar mais tempo, mantendo sabor e textura."

2. Ingredientes de qualidade

“É fundamental que os ingredientes sejam de boa qualidade. A dica é trabalhar com o leite condensado que evite que o doce cristalize. Utilizar alguma gordura na mistura também inibe o processo de cristalização como, por exemplo, o creme de leite, que faz com que a mistura fique um pouco mais líquida. Mas, a partir do momento que ele for cozinhando, a gordura fica no doce e faz com que ele não cristalize”, afirma Isabela.

saiba mais

Como fazer brigadeiro de casca de banana

 

3. Hora certa de enrolar

Outra dica é enrolar o brigadeiro quando for servir, deixando a massa do brigadeiro repousando na geladeira. "Isso também retarda o processo da cristalização. Uma vez que o brigadeiro é enrolado, a tendência do doce é ressecar a superfície, então, se mantiver um pouco refrigerado, já retarda isso também."

4. Não deixe endurecer

Outra dica é não deixar o doce apurar demais, pois isso endurece a massa e ela tende a cristalizar. "Dessa forma, o brigadeiro fica mais cremoso e menos doce, atendendo perfeitamente também opções como recheios de bolo”, orienta Isabela.

Leia mais Receitas no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply