Skip to main content

 

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (8/9).

Fim do Proagro Mais?

Agricultora trabalhando na lavoura (Foto: Pretaterra/Divulgação)

 

À primeira vista uma boa notícia, a destinação de um orçamento de R$ 50 milhões para um programa de subvenção de até 60% do seguro rural exclusivo a pequenos produtores tem preocupado lideranças da agricultura familiar.

Entidades representativas do setor veem no projeto-piloto uma tentativa de acabar com o ProagroMais – programa que garante o pagamento das parcelas do financiamento agropecuário em caso de intempéries.

Manifestações de caminhoneiros

Protesto de caminhoneiros na Bahia (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Caminhoneiros realizam nesta quarta-feira (8/9) manifestações e bloqueios em rodovias federais de pelo menos quatro Estados: Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia. A mobilização é em apoio aos atos de terça-feira (7/9) em favor do governo de Jair Bolsonaro.

Os protestos não afetam, até o momento, o escoamento de produtos agrícolas como grãos, disse à Reuters a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), por meio da assessoria de imprensa.

Alerta na indústria do feijão

Pote de feijão (Foto: Getty Images)

 

O baixo poder de compra dos brasileiros em meio a um taxa recorde de desemprego e uma inflação crescente tem comprimido as margens da indústria de um dos itens mais básicos da alimentação nacional: o feijão.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (8/9) o Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (Ibrafe) afirma que alguns dos seus associados relataram ter zerado as margens “para conseguir pelo menos pagar a folha e para ter uma remuneração dentro do mês”.

Luto no agro

Fernando Penteado (D) se formou na primeira turma de Agronomia da Esalq/USP (Foto: Eliane Silva)

 

O engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, melhor aluno da turma de agronomia de 1936 da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), morreu em São Paulo aos 106 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Defensor do plantio direto e da tecnologia aplicada na agricultura, Cardoso criou a Manah Fertilizantes (conhecida pelo bordão “Com Manah, adubando dá!”) em 1947. Construiu um projeto de pecuária em 1969 e se tornou um dos introdutores da linhagem Lengruber de nelore no Brasil. Ele dirigiu a Manah por mais de 50 anos antes de vender a empresa para a multinacional Bunge.

Vazio sanitário no Paraná

Plantio na lavoura (Foto: Paulo Pires/Divulgação FecoAgro)

 

Com as novas regras para o plantio de soja estipuladas pelo Ministério da Agricultura, o Paraná teve alterada a data do fim do vazio sanitário, informou em nota a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Com as modificações, os sojicultores paranaenses poderão ter plantas emergidas do solo a partir do dia 13 de setembro, ou seja, dois dias depois da data anterior, 11 de setembro – que era um dia após o fim do período de vazio sanitário.

Safra de milho nos EUA

Lavoura de milho em Dubuque, Iowa (EUA) (Foto: REUTERS/Joshua Lott)

 

A qualidade das lavouras de milho nos Estados Unidos teve uma leve piora na semana encerrada no último domingo (5/9), informou o Departamento de Agricultura do país (USDA), em relatório semanal de acompanhamento de safra.

De acordo com o documento, 59% da safra apresentava condição boa ou excelente, ante 60% na semana anterior. O USDA disse também que 95% da safra tinha formado grãos, ante 97% na data correspondente do ano passado e 94% na média de cinco anos. Além disso, 21% da safra estava madura, em comparação a 23% um ano antes e 19% na média.

Déficit no mercado de café

Café robusta em São Gabriel da Palha, Espírito Santo (Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

A Organização Internacional do Café (OIC) disse em seu mais recente relatório mensal que a produção global do grão provavelmente cairá um pouco abaixo da demanda na próxima temporada (2021/2022), que começa em outubro, mas aumentou sua previsão de superávit de café para 2020/2021.

A OIC não forneceu um número para o déficit projetado na próxima temporada, mas elevou sua estimativa de superávit para 2020/2021 de 2,30 milhões para 2,6 milhões de sacas, principalmente devido a uma projeção de menor consumo.

Efeitos da seca na pecuária

Gado se alimentando em propriedade no Canadá (Foto: Todd Korol/Reuters)

 

A seca tem levado pecuaristas da América do Norte a vender matrizes e reduzir o rebanho. Especialistas falam em menor oferta de animais para os próximos dois anos, com efeito sobre os preços da carna bovina nos Estados Unidos e Canadá.

A análise é de que esse cenário tende a elevar os preços ao consumidor. A seca que se estende por grande parte do oeste da América do Norte – do oeste do Canadá à Califórnia e ao México – já queimou pastagens e safras de feno que alimentam o gado.

Impactos da vaca louca

 

Carne bovina sendo cortada (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O Frigol, quarto maior frigorífico de carne bovina do país, dará 15 dias de férias coletivas aos empregados da unidade de São Félix do Xingu (PA). A decisão vem após a suspensão temporária de exportações da proteína do Brasil para a China.

"Alguma perda acontecerá e as empresas contra-atacam ou tentam minimizar (o dano) com antecipação de férias, por exemplo", disse à Reuters uma fonte com conhecimento da situação, que pediu para não se identificada.
Source: Rural

Leave a Reply