Skip to main content

O governo decidiu nesta segunda-feira reduzir a mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% para 10%, na vigência do 82º Leilão de Biodiesel, destinado ao suprimento dos meses de novembro e dezembro de 2021, o que foi considerado por produtores do insumo o maior retrocesso já aplicado à política de biocombustíveis do país.

Soja, principal insumo de produção de biodiesel no Brasil (Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

 

Em nota à imprensa, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão do Ministério de Minas e Energia, afirmou que a medida aprovada por eles é momentânea, e ocorre em meio a preços mais altos da soja, principal matéria-prima do biocombustível.

"O Brasil defende e continuará a defender o papel da bioenergia na transição energética… Todavia, verifica-se durante o ano de 2021 que o mercado mundial continua com forte demanda pela soja, elevando o preço da commodity no cenário internacional. No mercado doméstico, o preço da soja é também impulsionado pela desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar", afirmou.

saiba mais

Entidades de transporte fazem alerta sobre aumento da mistura de biodiesel no diesel

81º leilão negocia 1,29 bilhão de litros de biodiesel, diz ANP

 

Dessa forma, "verifica-se a necessidade de adoção de medida temporária de redução do teor de biodiesel devido à potenciais impactos para o consumidor brasileiro e reflexos em inúmeros setores (transporte público e de mercadorias) e atividades (agrícola e geração de energia, por exemplo)".

Procurada, a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) afirmou em nota considerar a decisão tomada pelo CNPE "como o maior retrocesso já aplicado à Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que estabelecia em lei a aplicação de B13 desde março".

"A medida penaliza fortemente o setor, que a considera injustificada sob qualquer ponto de vista", disse a entidade.

A medida atende ainda a pleitos do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), representante de petroleiras no Brasil, e outras entidades, que pediram ao governo uma redução da mistura, alegando que percentuais maiores não se mostraram eficientes, o que também foi contestado por produtores.

O governo já havia feito uma redução temporária no percentual da mistura neste ano a 10% nos leilões 79 e 80, devido aos altos preços da soja. Já no leilão 81, a mistura foi fixada em 12%, ainda abaixo da marca inicialmente estipulada para este ano, de 13%.

 

saiba mais

Cooperativas concentram compras de matéria-prima para biodiesel com selo social

ANP propõe venda direta de biodiesel entre distribuidor e produtor

 

Novo modelo de comercialização

O CNPE ressaltou ainda em nota que o novo modelo de comercialização do biodiesel, definido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em substituição aos leilões públicos, entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022, com a contratação direta entre o produtor de biodiesel e o distribuidor de combustíveis.

A ação regulatória da agência deve ser concluída até outubro deste ano, pontuou.

"A proposta visa tornar o modelo mais aderente ao novo cenário downstream, mais aberto e mais dinâmico, permitindo, entre outros aspectos, o estabelecimento de contratos de longo prazo, dando maior previsibilidade ao mercado e beneficiando produtores, distribuidores e consumidores", disse o conselho.

Sobre esse tema, a Aprobio destacou que a discussão segue por parte do governo de forma a cumprir prazo, "mas sem perspectiva de solução para diversas questões, principalmente as tributárias".

"A Aprobio entende que essa condução é temerária em ambiente de tanta instabilidade e insegurança jurídica causada pela redução da mistura", afirmou.

A entidade disse ainda que o cenário "vai refletir em mais desemprego, além de comprometer mais ainda os investimentos realizados e planejados, que tem capacidade já autorizada para um volume de B18, prejudicando a economia e contrariando o estabelecido no RenovaBio".

"A medida afasta o país dos compromissos de descarbonização e gera elevada insegurança ao mercado quanto aos compromissos de gestão com uma política de Estado", disse a associação.
Source: Rural

Leave a Reply