Skip to main content

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende adotar uma postura mais dura em relação aos frigoríficos que, segundo seu governo, estão causando choque de preços em supermercados do país. Com grande parte do mercado de processamento de carne controlado por quatro empresas, assessores do presidente Joe Biden passaram a culpar essas companhias pelo aumento dos preços dos alimentos, em um blog nesta quarta-feira (8/9).

Alta nos preços da carne bovina, suína e de aves responderam por metade da inflação dos alimentos nos EUA este ano (Foto: Thinkstock)

 

Segundo esses assessores, o governo americano destinará um pacote de US$ 1,4 bilhão para pequenos produtores e trabalhadores de carne durante a pandemia. Eles também prometeram ações para "reprimir a fixação ilegal de preços" na publicação feita em um blog.

saiba mais

Alimentos ficaram 13,2% mais caros no Brasil durante pandemia, aponta estudo

 

As quatro maiores empresas do setor no país abateram cerca de 85% do gado engordado com grãos dos EUA em 2018 e destinado para a produção de bifes, assados e outros cortes de carne bovina, de acordo com os dados mais recentes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).  Esses quatro grandes processadores de carne bovina nos EUA são: Cargill, Tyson Foods, a brasileira JBS e National Beef Packing Co, que é controlada pela também brasileira Marfrig.

Inflação 

Segundo a Casa Branca, a alta nos preços da carne bovina, suína e de aves responderam por metade do aumentos nos preços dos alimentos consumidos em casa nos EUA desde dezembro – e o governo vê essas empresas obtendo muito lucro depois que o estímulo ajudou a aumentar a demanda por seus produtos.

saiba mais

Preços da carne bovina disparam pelo mundo em meio à alta nos custos e menos gado

 

"Ajudamos a sustentar esse mercado e é frustrante ver essas empresas se recuperando e aumentando os preços", disse Bharat Ramamurti, vice-diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, em uma entrevista. "O que vemos aqui cheira a especulação pandêmica e esse é o comportamento que o governo considera preocupante."

O aumento da inflação representou uma séria ameaça aos esforços de Biden para controlar a pandemia Covid-19 – sua principal prioridade como presidente – e estruturar uma recuperação econômica após a recessão que ela causou.

Comportamento anticompetitivo

O governo Biden tem respondido a essas questões intensificando os esforços para reprimir o que considera um comportamento anticompetitivo e monopolista, que poderia estar aumentando os preços. Uma reunião do novo Conselho de Concorrência da Casa Branca, criado por Biden, está marcada para sexta-feira (10/9).

saiba mais

Operação nos EUA faz JBS ir do prejuízo a lucro de R$ 2 bilhões no 1º trimestre

 

Enquanto isso, tanto o USDA quanto o Departamento de Justiça já estão conduzindo uma investigação sobre a fixação de preços na indústria de processamento de frango. "O objetivo disso com o tempo é baixar esses preços", disse Ramamurti.

Segundo os assessores da Casa Branca, os legisladores dos Estados Unidos estão buscando maior supervisão do setor de carne bovina à medida que aumentam as preocupações com o comportamento anticompetitivo após a pandemia e um ataque cibernético à JBS USA.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, o governo está "encorajado" por uma legislação bipartidária que pode ajudar mais na negociação de preços no mercado de carnes.
Source: Rural

Leave a Reply