Skip to main content

As manifestações de 7 setembro contam com o apoio de produtores rurais, a maior parte deles ligados aos setores de soja e milho. Entre os apoiadores, está Fernando Cadore, atual presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que está presente nas manifestações em Brasília.

Produtores de soja e milho comparecem às ruas de Brasília nas manifestações deste 7 de setembro. Entre eles, Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT (Foto: Reprodução/@fernando_cadore)

 

A Aprosoja-MT lançou uma campanha nas redes sociais para reforçar a representatividade da entidade, em apoio à Aprosoja Brasil, que declarou apoio institucional ao governo Bolsonaro. Os setores de soja e milho são os mais simpatizantes aos movimentos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) deste 7 de setembro.

Na semana passada, através do vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, a entidade também declarou apoio direto ao ato desta terça-feira, 7 de Setembro, que ele chama de “democrático e patriota”, mas afirmou que a  organização logística seria responsabilidade de cada associado, sem interferência ou custeio da entidade.

“Sobre o movimento democrático e patriota marcado para 07 de setembro, em Brasília, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) informa que dará apoio institucional ao ato, sem aporte financeiro e sem participar da organização do evento. Além disso, a ida de produtores à Brasília será espontânea. A organização logística será responsabilidade de cada associado, sem interferência ou custeio da Aprosoja MT.”

Nesta segunda-feira (6/9), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio das contas bancárias da Aprosoja Brasil e MT até a próxima quarta-feira (8/9). No mesmo dia, o ex-presidente da associação, Bartolomeu Braz, divulgou um vídeo no perfil do Instagram da Aprosoja Brasil criticando a decisão. “Uma decisão totalmente autoritária, medrosa e covarde de pessoas que não tem qualificação para fazer o que estão fazendo com o setor que mais gera empregos e riqueza no Brasil”.

saiba mais

PF realiza busca na sede da Aprosoja em MT, diz associação

Com contas bloqueadas pelo STF, Aprosojas negam apoiar e financiar atos violentos

 

Braz reitera que a população deve ir às ruas no 7 de setembro e “providências sérias” devem ser tomadas. “Nós temos que manifestar  e ter coragem, não dá mais para ficar quieto. Vamos para a  rua, para Brasília ou onde for, manifeste seu direito de liberdade e seu direito de expressão”, finaliza.

Manifestação de 7 de setembro em apoio ao governo federal em Brasília (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

Alvo de busca e apreensão

Em 20 de agosto, a casa do presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal. Os policiais cumpriram mandados em inquérito instaurado pelo ministro Alexandre de Moraes, do  STF, por suposta incitação à prática de atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

No mesmo dia, Galvan divulgou um vídeo convocando “todos os brasileiros de bem” a protestar nas ruas, especialmente em Brasília e na Avenida Paulista, no dia 7 de Setembro a protestar contra os abusos do STF.

Farsul critica STF e apoia manifestações

Assim como a Aprosoja-MT, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou uma nota aberta com críticas ao Supremo Tribunal Federal e respaldo às manifestações deste 7 de setembro, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

“A Farsul manifesta seu apoio ao movimento cívico, pacífico, ordeiro e democrático de 7 de setembro, no sentido de que este sirva de momento para reflexão de todos os brasileiros, pois assim, sairemos mais maduros e unidos como povo, cientes de nossos papéis e deveres”, diz trecho da nota assinada pelo presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

Não há consenso

 

"Não há consenso no agronegócio" em relação às manifestações. Para Cassiano Ribeiro, o setor do agronegócio está dividido quanto ao apoio aos atos contra e a favor de Bolsonaro neste 7 de setembro.

Segundo ele, uma parte está 'no muro', outra 'se posiciona pela harmonia entre poderes' e outra, liderada por produtores de soja e milho, apoia o governo. Suspeito de financiar ataques ao STF, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, convocou a população para manifestações pró-Bolsonaro. O assunto foi discutido nesta terça-feira, 7 de setembro, no CBN Agronegócios.

Source: Rural

Leave a Reply