Skip to main content

A semana começa com a meteorologia indicando tendência de pouca chuva na maior parte das regiões do Brasil, avalia a Rural Clima. De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, os mapas não mostram nuvens que tragam chuva generalizada e, com isso, o tempo deve ficar firme, nesta segunda-feira (6/9).

(Foto: Rural Clima)

 

Ainda assim, não está descartada a possibilidade de chover, mesmo que em pequenas quantidades, em algumas áreas de Rondônia, Acre, Amazonas, extremo norte de Mato Grosso e extremo sul do Pará. Pode chover também em Tocantins e extremo sul do Maranhão.

"A tendência é de que, a partir de amanhã (7/9), uma frente fria consiga avançar sobre o Rio Grande do Sul e levar chuva a grande parte das regiões produtoras", diz Santos, em boletim divulgado via redes sociais.

Leia mais sobre o Tempo e a Meteorologia

Ele pondera, no entanto, que essa frente fria sobre o sul deve passar rapidamente, levando à ocorrência de chuva de baixo volume entre terça e quinta-feira (9/9). Segundo Marco Antônio dos Santos, ocorrências mais generalizadas estão previstas para o fim de semana e início da semana que vem.

Regularidade

De acordo com Marco Antônio dos Santos, a partir da próxima segunda-feira (13/9), a tendência é de avanço de um novo sistema pelo sul do Brasil, com chuvas mais generalizadas na região centro-sul do país. Ainda que a previsão aponte para volumes reduzidos, essa chuva será importante para o desenvolvimento de lavouras de inverno e para o plantio, por exemplo, do milho de 1ª safra, que está em fase inicial.

"Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e outras áreas onde possam ocorrem chuvas, ela serão importantes para as dessecações pré-plantio, que não foram feitas no ano passado", pontua Santos.

saiba mais

Confira a previsão em cada região para o fim de semana e o feriado de 7 de setembro

 

O agrometeorologista da Rural Clima alerta, por outro lado, que a volta de chuva mais generalizadas a partir da segunda semana de setembro não significa a retomada de uma regularidade do regime. A meteorologia aponta, que isso deve ocorrer de forma gradativa, ganhando força na segunda metade deste mês e se consolidando a partir de outubro.

"Condições para o plantio, vai ter. Mas ainda de forma irregular. As condições melhoraram, mas ainda não estão tão ideais como em um ano totalmente bom, como o de 2018", explica Santos.
Source: Rural

Leave a Reply