Skip to main content

A previsão do tempo para o fim de semana e o feriadão da Independência aponta contrastes nas principais regiões produtoras do Brasil.

Há perspectiva de chuvas no Sul e precipitações fracas e isoladas no Centro-Oeste. Confira a seguir a previsão da Climatempo para os próximos dias em cada região.

Produtor rural observa lavoura (Foto: Thinkstock)

 

saiba mais

Conab prevê baixo volume de chuvas para principais regiões produtoras

 

Sul

Nesta sexta-feira (3) ,um novo ciclone extratropical se forma na costa do RS. Além disso, uma frente fria também se aproxima do Estado. A chuva não é volumosa, mas pode ser pontualmente forte em algumas áreas do leste gaúcho e extremo sul de SC. Nas demais áreas da região o tempo fica firme e ensolarado.

No fim de semana, a frente fria avança e as instabilidades se espalham, alcançando o sudoeste do Paraná. No domingo (5) o tempo fica mais firme sobre o sul e oeste do RS. Já na segunda-feira (6), áreas de instabilidades voltam a atuar no RS e há previsão de chuva forte e temporais sobre o sul do Estado e região da Campanha, que se estende até terça (7).

Entre Santa Catarina e o Paraná, a semana começa com predomínio de tempo firme. Só chove na faixa leste dos dois Estados e há bastante variação de nebulosidade sobre o litoral catarinense.

saiba mais

App oferece informações mais precisas sobre meteorologia para produtores rurais

 

Sudeste

A sexta-feira terá predomínio de tempo firme na região. As temperaturas vão subir ainda mais, sobretudo no Estado de São Paulo, e a umidade do ar cai nas horas mais quentes do dia, principalmente no interior paulista e triângulo mineiro. No Espírio Santo, chove de forma rápida e isolada.

As condições praticamente não mudam no fim de semana. No sábado e no domingo, o tempo fica firme, com predomínio de sol e as temperaturas vão continuar elevadas. Ainda tem condição de chuva sobre o norte do ES, mas de forma muito fraca e pontual.

A semana começa com a aproximação de uma frente fria em São Paulo, mas que se desloca para o oceano rapidamente. Nos demais Estados as condições do fim de semana se repetem, ou seja, predomínio de sol e tempo firme.

Leia mais notícias sobre Tempo

Centro-Oeste

A sexta-feira encerra a semana com previsão de chuva, que pode vir acompanhada por trovoadas no noroeste de Mato Grosso e extremo oeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo fica firme e muito seco. As temperaturas continuam se elevando e podem passar dos 40ºC, principalmente sobre o sul de MT, o que inclui a capital Cuiabá.

No fim de semana, continua chovendo de forma fraca e isolada entre o oeste e sul de MS e no oeste e norte de MT, o que inclui a região do Pantanal. Nas outras áreas e em todo o estado de GO e DF, o tempo permanece seco e muito quente, com predomínio de sol.

No início da semana, já não chove mais em MS, assim como em GO e DF. A chuva persiste no noroeste de MT. Nas outras áreas do Estado mato-grossense, o sol aparece entre poucas nuvens e não chove. A umidade do ar vai continuar caindo à índices críticos, podendo ficar abaixo dos 12% em algumas áreas da região.

saiba mais

Chuva retorna ao Brasil nos próximos dias, mas alerta se mantém para trigo e cana

 

Nordeste

A chuva perde força na costa da Bahia nesta sexta-feira, mas o sol aparece entre muitas nuvens, apesar da condição para algumas pancadas a qualquer hora. Também chove de forma rápida entre o litoral de Sergipe e Rio Grande do Norte, assim como no norte do Piauí e em todo o Maranhão. Nas outras áreas, o tempo seco predomina.

Ao longo do fim de semana, áreas de instabilidade seguem causando chuva para faixa leste e norte da região, mas de forma fraca e passageira. É apenas entre o litoral de Alagoas e da Paraíba que o céu fica nublado e chove a qualquer momento. 

No começo da semana, as áreas de chuva são ainda menores e o tempo seco predomina no Nordeste. Chove de forma fraca e isolada entre o litoral da BA e o litoral do RN. A precipitação intercala com períodos de sol entre o centro e norte do MA e áreas do noroeste do PI na segunda-feira, mas na terça o tempo volta a ficar firme nos dois estados.

saiba mais

ONU faz alerta urgente sobre impacto humano "irreversível" para o clima

 

Norte

A semana termina com pancadas de chuva com trovoadas sobre boa parte da região, por causa da combinação entre calor e umidade. O tempo volta a ficar firme no centro-sul de Tocantins. O tempo fica abafado mesmo com as instabilidades.

No fim de semana, o céu fica nublado e com chuva a qualquer momento entre o norte do Amazonas e Roraima. Nas demais áreas da região, o sol aparece ao longo do dia intercalado com chuva que ocorre de forma rápida.

No início da semana, as instabilidades tropicais mantêm o tempo instável ao longo do dia na região, mas o sol consegue aparecer entre nuvens. No centro-sul de TO, o tempo seco persiste e a chuva dá uma trégua no leste de Rondônia.

saiba mais

Clima desfavorável diminui produção mundial e aumenta preço de alimentos básicos

 
Source: Rural

Leave a Reply