Skip to main content

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) do Brasil acelerou a alta a 1,94% em julho, de 1,29% em junho, marcando a taxa mais alta dos últimos três meses.

Os dados informados nesta sexta-feira (27/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a inflação ao consumidor passou a acumular em 12 meses taxa de 35,08%, entre os quatro maiores da série iniciada em dezembro de 2014.

Produtor rural na lavoura (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação)

 

No mês, a atividade de metalurgia teve alta de 3,68%, indústrias extrativas subiram 3,61%, vestuário avançou 3,45% e refino de petróleo e produtos de álcool subiu 3,26%.

"Em linhas gerais o indicador de julho é muito influenciado pelas condições do comércio internacional devido às altas acumuladas e correntes das commodities minerais, agropecuárias e do petróleo, com impacto nos preços de venda e na estrutura de custos das atividades de maior influência no mês", explicou Felipe Figueiredo Câmara, analista do índice.

saiba mais

Com demanda maior por frango, produto inteiro atinge preço recorde, diz Cepea

Geadas reduzem oferta e fazem preço de tomate e cenoura dispararem em cinco Estados

 

"Um inverno mais rigoroso em 2021 e a entressafra de insumos importantes à fabricação de alimentos também contribuíram para deteriorar as condições de oferta de matéria-prima, pressionando as margens do produtor industrial desse setor", completou.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Leia mais notícia sobre Economia
Source: Rural

Leave a Reply