Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (26/8) no site da Globo Rural.

Soja recorde à vista

Colheita de grãos (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A manutenção de uma demanda internacional firme pela soja brasileira deve estimular o plantio e levar a produção a um novo recorde na safra 2021/2022. A avaliação foi feita, nesta quinta-feira (26/8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apresentou, em um webinar, suas primeiras previsões para o novo ciclo agrícola.

A Conab projeta uma colheita de 141,26 milhões de toneladas, 3,9% a mais que o estimado para a safra 2020/2021, com o Brasil liderando a produção mundial, acima de Estados Unidos e Argentina. As plantadeiras devem semear o grão em 39,91 milhões de hectares, 3,6% a mais. A produtividade deve ter aumento de 0,29%, para 3.539 kg por hectare.

PIB do Agro menor

Colheita de soja (Foto: Divulgação)

 

O crescimento do PIB do setor agropecuário em 2021 foi revisto de 2,6% (previsão feita em junho) para 1,7%, representando o quinto ano consecutivo de crescimento do setor, o único a não apresentar redução em 2020. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quinta-feira.

Segundo o Ipea, o ajuste nas projeções foi motivado, principalmente, pela redução nas estimativas de produtividade e produção de culturas importantes (como a do milho), em virtude dos impactos climáticos adversos da ocorrência de um fenômeno La Niña mais severo nesta safra, e pela piora do cenário para a produção de bovinos.

Galvan nega apoio financeiro a atos

Antonio Galvan (D), presidente da Aprosoja Brasil (Foto: Reprodução/Facebook/Movimento Brasil Verde e Amarelo)

 

O produtor rural e presidente da Aprosoja Brasil (Associação dos Produtores de Soja), Antonio Galvan, disse, nesta quinta-feira (26/8), que o apoio da entidade ao protesto marcado para 7 de Setembro foi definido em assembleias estaduais pela maioria dos 240 mil associados e que nem ele nem a entidade contribuíram com nenhum centavo para a organização do ato.

Eleito em abril deste ano, Galvan também disse que “com certeza” permanece à frente da Aprosoja porque tem apoio de 100% das Aprosojas estaduais. Ele ainda afirmou considerar absurdas as críticas do ex-ministro Blairo Maggi e do deputado federal Neri Geller de que estaria usando a entidade indevidamente para fazer política.

Marco temporal no STF

Presidente Jair Bolsonaro usa cocar durante encontro com apoiadores indígenas no dia 12 de agosto (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (26/8) que, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite um marco temporal para demarcação de terras indígenas, o agronegócio acabará no Brasil e o país terá de importar alimentos.

"Se o Supremo mudar o seu entendimento sobre o marco temporal, vem uma ordem judicial para eu demarcar em terras indígenas o equivalente à região Sudeste. Ou seja, hoje nós temos aí praticamente 14% do território nacional demarcado como terra indígena, vamos passar para aproximadamente 28%. Ou melhor, poderemos ter em um curto espaço de tempo o equivalente a toda a Região Sudeste e Sul", afirmou o presidente em entrevista à Rádio Jornal de Pernambuco.

Terceira safra de feijão

Feijão carioca (Foto: Ricardo Tobaldini / Flickr)

 

A terceira safra deve ter cada vez mais peso na oferta de feijão carioca no Brasil, avalia o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Lüders, para quem as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sinalizam esse aumento de importância.

Na safra 2020/2021, a colheita prevista para o cores na terceira safra deve ser maior que as outras duas que compõem o calendário agrícola da cultura. “A terceira safra está assumindo um papel muito importante. É o segundo ano em que é a maior safra de feijão carioca no ano”, ressalta o presidente do Ibrafe.

Agro no Roda Viva

 

Marcello Brito, presidente da Abag (Foto: Divulgação/Abag)

 

O programa Roda Viva, da TV Cultura, vai colocar o agronegócio brasileiro no centro da roda, na próxima segunda-feira (30/8). O entrevistado será Marcello Brito, presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).

O programa de entrevista vai abordar entre outros temas a pressão da comunidade internacional sobre o setor produtivo, o aumento do desmatamento em todos os biomas, a ameaça de boicote aos produtos brasileiros e a necessidade de produção em terras indígenas.

Preço das carnes

Cortes de carne bovina em açougue (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

 

O acompanhamento de mercado realizado pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostra que os preços das carnes suína e de frango subiram em agosto no atacado da Grande São Paulo, enquanto os valores da bovina se enfraqueceram.

Os pesquisadores explicam que este cenário tem levado as cotações da carcaça suína a se aproximarem das carnes substitutas, movimento que reduz a competitividade frente à bovina, mas aumenta na comparação com a de frango.

Prata no hipismo paralímpico

Rodolpho Riskalla comemora prata no hipismo adestramento na Paralimpíada (Foto: Wander Roberto/CPB)

 

O paulista Rodolpho Riskalla conquistou nesta quinta-feira (26/8) medalha de prata no hipismo adestramento na Paralimpíada de Tóquio na prova do grau IV (categoria que reúne atletas com comprometimento leve em um ou dois membros e também aqueles com deficiência visual moderada).

Este é o melhor resultado do Brasil em todas as participações na modalidade. Montando o cavalo Don Henrico, Riskalla, de 37 anos, se apresentou ao som de Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e Halo (Beyoncé). 

PBR em Barretos

Peão Fabrício Gomes em ação durante a disputa de 2019 (Foto: Alberto Gonzaga/PBR Brazil)

 

Mesmo sem público, a arena de rodeios mais famosa do país volta a se agitar nesta quinta (26/8) e sexta-feira (27/8), em Barretos, com a disputa da primeira competição da Professional Bulls Riders (PBR) Brazil desde que a pandemia da Covid-19 cancelou as competições em todo o país.

A partir das 19h desta quinta, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da entidade, 30 peões disputam o primeiro round. Na sexta, já com transmissão exclusiva pelo Sportv3, a partir das 18h55, os competidores entram novamente na arena.
Source: Rural

Leave a Reply