Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (23/8) no site da Globo Rural.

Água mais escassa

Ponte sobre Rio Maneta, no Pantanal, cujo nível de água está muito menor do que o normal para o bioma, que é conhecido por sua planície alagada (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Desmatamento, déficit de preservação de mananciais e repressão da água para uso privado são três dos fatores que levaram o Brasil a perder 15,7% de superfície de água desde o começo dos anos 1990, segundo estudo inédito do MapBiomas. Amazônia e Pantanal aparecem como biomas críticos.

Tasso Azevedo, coordenador do trabalho, pondera que o entendimento por completo dessas causas ainda vai demandar mais investigação. Mas vê ligação com o agronegócio. Segundo ele, o estudo aponta mais de 50 mil represas privadas localizadas próximas às cabeceiras dos rios, na região chamada de arco do desmatamento. 

Combate a fraudes

Carro da Polícia Federal (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

 

O Ministério da Agricultura e a Polícia Federal (PF) realizaram nesta segunda-feira (23/8) a operação conjunta "Fitofake" de busca e apreensão em cinco empresas que falsificaram certificados fitossanitários na exportação de produtos brasileiros, como café, arroz e pimenta.

Conforme comunicado do ministério, a fraude foi identificada com a ajuda dos órgãos oficiais dos países importadores, que notaram divergências nos documentos e comunicaram ao Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Exportações de soja

Funcionários trabalhando com grãos de soja em terminal em Santos (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

As exportações brasileiras de soja podem superar em agosto o volume embarcado pelo país um ano antes, caso a média diária de 332,9 mil toneladas registrada até a terceira semana do mês se mantenha, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira.

No acumulado deste mês (15 dias úteis), o maior produtor e exportador da oleaginosa já embarcou 4,99 milhões de toneladas do grão, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em agosto de 2020, o total de exportações de soja ficou em 5,8 milhões. Pela média diária até o momento, a alta no volume é de 19,8% ante o mês fechado de 2020.

Embarque recorde de açúcar

Navio Cape Town ancorado no Terminal Copersucar para embarque de açúcar (Foto: Coopersucar/Divulgação)

 

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, realizou no último sábado (21/8) um embarque de 108,906 mil toneladas do adoçante partindo do porto de Santos (SP) para a China, .

O volume total do produto a granel é um recorde via transporte marítimo no Brasil, informou a companhia nesta segunda-feira (23/8).

Plantio de milho

Descarregamento de milho 6/07/2018 (Foto: REUTERS/Daniel Acker)

 

O plantio de milho primeira safra 2021/22, ou de verão, alcançava 4,1% da área total estimada para o Centro-Sul do país até quinta-feira da semana passada (19/8). Há um ano atrás, o índice era de 5,7% conforme levantamento da consultoria AgRural, divulgado nesta segunda-feira (23/8).

Apesar de o plantio já estar em curso, os produtores avançam com cautela, já que novas frentes frias podem resultar em geadas e consequentes problemas de germinação, a exemplo do que ocorreu no ano passado na fronteira oeste gaúcha.

Frente fria à vista

Tempo nublado em plantação (Foto: Getty Images)

 

A semana começou quente e seca, mas a tendência é de mudança ao longo dos próximos dias, informou nesta segunda-feira (23/8) a Climatempo.

Uma nova frente fria, combinada com um sistema de baixa pressão atmosférica, começa a influenciar no tempo, trazendo nuvens carregadas, especialmente na região de fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Show brasileiro no rodeio

José Vitor Leme ampliou liderança no ranking mundial da PBR e se tornou o novo recordista de montarias acima dos 90 pontos em uma só temporada (Foto: Bullstockmedia-Divulgação/PBR Brazil)

 

Um final de semana perfeito para o peão de Ribas do Rio Pardo (MS) na etapa do Mundial da Professional Bull Riders, em Nashville, Tennessee: José Vitor Leme parou nos três touros que montou, conquistou sua quinta vitória na competição e ainda bateu um recorde de 20 anos ao completar 18 montarias com notas acima de 90 pontos em uma mesma temporada.

De quebra, distanciou-se ainda mais do segundo colocado no ranking, o também brasileiro Kaique Pacheco. Leme, campeão do Mundial no ano passado, soma agora 1.725,50 pontos no ranking, 519,50 a mais que Pacheco, que foi o campeão do mundo em 2018.

Onças abatem bezerros no MT

Onça-pintada e seu filhote na fazenda Roncador, no Mato Grosso (Foto: Divulgação)

 

No ano passado, onças-pintadas (Panthera Onca) abateram 1.831 bezerros de uma das maiores fazendas agropecuárias do país, a Roncador, que fica em Querência (MT). Em 2019, haviam sido abatidos mais de 900 animais.

Pelerson Penido Dalla Vechia, o dono da fazenda de 147 mil hectares, sendo 72 mil hectares de mata nativa ou área de preservação, diz que o aumento de mortes de bezerros é um indicador da qualidade da biodiversidade das matas da propriedade porque a onça está no topo da cadeia alimentar.

De olho na cannabis no Brasil

Engenheiro agrônomo Sergio Rocha trabalha em estufa na Universidade Federal de Viçosa (Foto: REUTERS/Washington Alves)

 

Fabricantes estrangeiras de produtos de cannabis têm demonstrado cada vez mais interesse pelo Brasil, tanto pelo tamanho do seu mercado consumidor quanto por causa de um projeto de lei que tramita no Congresso e prevê legalizar o cultivo da planta no país.

Grandes empresas como a Clever Leaves da Colômbia e a Canopy Growth do Canadá estão desenvolvendo e já vendem produtos de cannabis medicinal para um segmento formado por entre 10 e 13 milhões de pessoas no país. Isto é reflexo de uma mudança regulatória de 2019, quando a Anvisa permitiu a importação, venda e fabricação de produtos à base de cannabis.
Source: Rural

Leave a Reply