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Um dos lugares mais queridos e acessados durante a Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar já está sendo preparado para receber os visitantes entre 4 e 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A principal preocupação é cumprir os protocolos de segurança para prevenir a Covid-19.

Ao todo, 228 empreendimentos, distribuídos em 210 estandes, participarão do espaço. Serão oferecidos alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos, espumantes, cachaças, produtos de agroindústrias, entre outros. Neste ano, haverá representantes de 126 municípios gaúchos, além de expositores de Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Produtos de pequenos produtores são destaque no tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar da feira gaúcha (Foto: Fernando Dias/SEAPDR)

 

“Já estamos montando o pavilhão, que sempre é o mais visitado durante a Expointer. Nossa equipe está trabalhando para cumprir com todos os protocolos que a Secretaria da Saúde determina. Para dar toda a segurança para os nossos expositores e clientes e para que nós possamos fazer uma feira do recomeço, mas também segura”, afirma o diretor do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da SEAPDR, Flávio Smaniotto.

Segundo ele, no espaço de 7 mil metros quadrados, o distanciamento entre cada estande será de 1,5 metro e haverá controle de público. “Poderão circular 800 visitantes ao mesmo tempo, além dos expositores, e o pavilhão terá monitores para orientar as pessoas sobre os protocolos de saúde. Tudo conforme determinou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Importante lembrar que este ano, o formato drive-thru não será reeditado”, destaca.

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Na edição deste ano, 90 empreendimentos são liderados por mulheres e 48 por jovens. As agroindústrias lideram com 178 participantes, seguidas por 35 de artesanato. No total, 71 estandes trabalham com produtos de origem animal e 103 com produtos de origem vegetal. 

“Acredito que, com a possibilidade do acesso ao público durante a Expointer, a agricultura familiar sairá mais fortalecida em 2021, uma vez que é neste momento que as comunidades terão acesso a clientes que não consomem seus produtos rotineiramente”, pontua a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.

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Source: Rural

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