Skip to main content

A Fundação Renova anunciou a abertura de um edital, em parceria com o WWF-Brasil, para incentivar produtores rurais a recuperar áreas na região da Bacia do Rio Doce.

A adesão é gratuita e voluntária, e pode ser feita até 1º de dezembro. A expectativa dos responsáveis pelo projeto é mobilizar cerca de 4,5 mil produtores e viabilizar o reflorestamento de 13 mil hectares na região.

Plantio de muda em projeto de recuperação de vegetação (Foto: Pedro Gontijo)

 

Constituída pela Vale, BHP Billiton e Samarco para tratar de questões relacionadas ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015 – como resultado de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) – a Fundação Renova será responsável por executar a restauração ambiental. Em nota, a entidade afirma que fornecerá insumos, mão de obra e assistência técnica.

Entre as promessas para o produtor rural que aderir à iniciativa, estão a construção de bebedouros e áreas exclusivas para gado, melhoria na produção e recebimento de água e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), previsto para depois de um ano da implantação do projeto. Poderão receber aqueles que se comprometerem, por exemplo, a recuperar áreas como nascentes e mananciais dentro da propriedade.

saiba mais

Integrada com agropecuária, restauração da bacia do Rio Doce pode gerar lucro para produtores

Assistência técnica faz pequenos produtores dobrarem produção de feijão em MG

 

“Até o momento, R$ 424 mil foram pagos a produtores e produtoras rurais que se voluntariaram aos programas por meio da ferramenta de PSA na bacia do rio Doce, resultado da restauração de 892 hectares”, afirma a Fundação Renova, em nota.

Após o encerramento do período de inscrições, está previsto o início das visitas de campo, que devem ser feitas até 2023, informa a entidade. O projeto será desenvolvido em 25 municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo.

“Diante da realidade da região, a participação do produtor é essencial, pois as áreas a serem trabalhadas ficam dentro das propriedades”, ressalta o engenheiro florestal na Fundação, também no comunicado.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade
Source: Rural

Leave a Reply