Skip to main content

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que sua pasta está estudando com o governo a isenção dos impostos PIS/Cofins sobre a importação de milho por meio de Medida Provisória (MP). "É um momento que temos que conversar muito e falar sobre o problema do milho. No fim do mês, a MP, se Deus quiser, vai estar pronta fazendo a renúncia do PIS/Cofins sobre a importação de milho, para tentar diminuir os custos ao produtor", afirmou a ministra em vídeo divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Quebra da produção brasileira de milho elevou custos de produção na suinocultura (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A desoneração dos tributos PIS/Cofins na importação do cereal foi um pedido feito pela ABCS ao governo federal, alegando elevados custos de produção do setor diante dos atuais patamares dos preços do milho e do farelo de soja. Segundo a ACBS, a medida está sendo trabalhada pelo Ministério da Agricultura em conjunto com o Ministério da Economia.

No vídeo, a ministra estava acompanhada do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, e do presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, deputado federal Covatti Filho. A reunião entre a ABCS e a ministra ocorreu na tarde de terça. Até o fim do ano, o setor contará também com a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre milho importado de fora do Mercosul, zerada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

saiba mais

Bolsonaro assina MP que autoriza compra de até 200 mil t de milho

 

 

A indústria brasileira de aves e suínos deve elevar a importação de milho este ano para 2,42 milhões de toneladas, ante 1,371 milhão de toneladas de 2020, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Parte do aumento das internalizações do cereal deve-se à quebra da segunda safra brasileira.
Source: Rural

Leave a Reply