Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (16/8) no site da Globo Rural.

Problemas na safrinha

Grãos de milho após colheita da safrinha (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

Conforme avança a colheita brasileira da segunda safra de milho, problemas de qualidade estão chamando a atenção no Paraná e em menor medida em Mato Grosso do Sul, após geadas atingirem os dois Estados em julho, disse a AgRural.

No fim de julho, a consultoria reduziu novamente a sua estimativa de produção de milho na safrinha 2021, que agora é de 51,6 milhões de toneladas no centro-sul, com queda de quase 26 milhões de toneladas na comparação com a estimativa inicial, feita em outubro do ano passado, devido aos efeitos da seca e das geadas.

Exportações de milho

Exportação de milho no Paraná (Foto: Cláudio Neves/Appa)

 

Enquanto a situação do milho é preocupante no campo, a média diária de exportações deo grão brasileiro alcançou 213,32 mil toneladas até a segunda semana de agosto, queda de 28,25% ante o ritmo de embarques visto no mesmo mês completo de 2020.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira, por outro lado, os embarques melhoraram em relação ao total de 143,65 mil toneladas enviado ao exterior por dia até a primeira semana de agosto.

Frango para sauditas 

Linha de produção de carne de frango em frigorífico (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou, nesta segunda-feira (16/8), que a Arábia Saudita suspendeu a adoção de um shelf life (prazo de validade) de três meses para a carne de frango congelada.

Em nota, a entidade destacou que a decisão acolhe os argumentos apresentados pela indústria e outros agentes de mercado. "É uma notícia importante para os exportadores brasileiros, que tem uma sólida e longa relação com este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA, em nota.

Ministra na Expointer

Secretária de Agricultura do RS, Silvana Covatti (D), apresentou demandas do RS para a ministra Tereza Cristina (Foto: Divulgação/Mapa)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou sua participação na 44ª edição da Expointer, informou a organização da feira, que ocorre entre 4 e 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O convite foi formalizado na última sexta-feira (13/8), quando Tereza Cristina se reuniu com a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti. Além da Expointer, elas também trataram sobre reivindicações do agronegócio gaúcho, segundo nota divulgada pela pasta do Rio Grande do Sul.

Restrições no cacau baiano

Monilíase causa perdas na produção e elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas (Foto: Mapa/Divulgação)

 

Viajantes que chegam à Bahia de outros Estados não podem trazer sementes ou mudas de outras regiões nem entrar em fazendas de cacau durante um mês e devem desinfetar roupas e calçados com álcool 70%.

As medidas foram determinadas como protocolo de prevenção contra a chegada da monilíase do cacaueiro, praga quarentenária (requer vigilância máxima), até então ausente no país, que ataca os pés de cacau e cupuaçu, depois da identificação, em julho, de um foco isolado, em um quintal urbano no município de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Mudanças climáticas afetam café

Café robusta em São Gabriel da Palha (ES) (Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

Líder mundial em café, o Brasil está se voltando para grãos da variedade canéfora (robusta e conilon), mais fortes, amargos e resistentes ao calor do que o delicado arábica, em um sinal de como as mudanças climáticas estão afetando os mercados globais do grão.

O Brasil é o maior fornecedor de arábica do mundo, mas sua produção se manteve praticamente estável nos últimos cinco anos. Enquanto isso, a produção de robusta/conilon –mais barato, geralmente cultivado em altitudes mais baixas e visto como inferior em qualidade – aumentou e está atraindo cada vez mais compradores internacionais.

Calor à vista

Lavoura em dia ensolarado (Foto: Mapa/Divulgação)

 

A semana começa com temperaturas mais amenas, especialmente na faixa leste do Brasil, entre as regiões Sul e Sudeste. Mas a tendência, ao longo dos próximos dias, é de predomínio de clima mais quente e seco pelo país.

A partir de terça-feira (17/8), a previsão é de virada no tempo, que deve ficar mais quente e seco. De acordo com a Climatempo, essa condição deve ganhar força sobre grande parte do Brasil, trazendo sol e temperaturas mais elevadas. E o tempo deve ficar firme pelo menos até a sexta-feira em praticamente todas as regiões.

Brasileiros no PBR

Rafael Henrique dos Santos, vencedor da etapa de Little Rock do mundial da PBR (Foto: Bullstockmedia/Divulgação-PBR Brazil)

 

Rafael Henrique dos Santos, paulista de Sebastianópolis, foi a grande estrela da etapa da Professional Bull Riders (PBR), disputada no último final de semana em Little Rock, no Arkansas.

Recuperado de uma lesão na coluna que o afastou das arenas por seis semanas, Rafael foi o único peão a parar os oito segundos nos três touros que montou, somou 264,75 pontos e conquistou a fivela de ouro, em sua primeira vitória na série principal da PBR.
Source: Rural

Leave a Reply