Skip to main content

Conforme avança a colheita brasileira da segunda safra de milho, problemas de qualidade estão chamando a atenção no Paraná e em menor medida em Mato Grosso do Sul, após geadas atingirem os dois Estados em julho, disse a consultoria AgRural em nota nesta segunda-feira.

Porção de milho (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

No Paraná, segundo produtor de milho do Brasil, a umidade dos grãos "ainda é alta", especialmente no norte do Estado, disse a consultoria.

"Nas regiões oeste e sudoeste, onde a colheita avançou em ritmo mais acelerado na semana, os problemas de qualidade causados pelas geadas se avolumaram, com relatos de cargas saindo das lavouras com até 40% de avariados", disse a AgRural. "Também há queixas de qualidade em Mato Grosso do Sul, mas elas são menos graves que no Paraná", completou.

No fim de julho, a AgRural reduziu novamente a sua estimativa de produção de milho na safrinha 2021, que agora é de 51,6 milhões de toneladas no centro-sul, com queda de quase 26 milhões de toneladas na comparação com a estimativa inicial, feita em outubro do ano passado, devido aos efeitos da seca e das geadas.

saiba mais

Colheita de milho safrinha atinge 98,88% e se aproxima do fim em MT

USDA faz novo corte em projeção para safra de milho 2020/21 do Brasil

 

Com isso, a produção total do Brasil (primeira, segunda e terceira safras somadas) na temporada 2020/21 caiu para 82,2 milhões de toneladas, contra 102,6 milhões de toneladas em 2019/20.

Em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, a colheita está praticamente encerrada, enquanto atingiu 70% no centro-sul como um todo até a última quinta-feira.

O número representa avanço de 12 pontos percentuais sobre os 58% de uma semana antes, mas segue atrás dos 77% colhidos no mesmo período do ano passado.

Leia mais notícias sobre Milho no site da Globo Rural

"Já praticamente encerrados em Mato Grosso, os trabalhos seguiram sem maiores percalços em Minas Gerais e em São Paulo, onde o ritmo não está muito distante do registrado no ano passado, e tiveram bom avanço em Goiás e Mato Grosso do Sul, ainda que o atraso persista em ambos os Estados", notou.
Source: Rural

Leave a Reply