Skip to main content

Os Estados Unidos caminham para uma finalização de safra de grãos com clima dentro da normalidade. Diante do cenário, não é possível mais esperar quebras significativas de produção de milho e de soja no período que compreende os próximos 15 a 30 dias.

A avaliação é do agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos. “A tendência, como a gente vem comentando, é de uma safra relativamente boa, com índice de produtividade dentro da normalidade, sem grandes quebras significativas nem grandes recordes de produtividade”, disse ele, em relação ao ciclo 2021/2022, que está no campo no meio-oeste americano.

Colheita de soja nos Estados Unidos (Foto: Joana Colussi/Globo Rural)

 

Na segunda-feira (9/8), o relatório de condições de lavouras divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicava uma proporção de 48% em boas condições na semana passada, a mesma da semana anterior.

As consideradas excelentes se mantiveram em 12% do total. No entanto, as plantações e condições regulares caíram de 28% para 27% e as ruins aumentaram de 9% para 10%. As muito ruins se mantiveram em 3% do total.

saiba mais

Safras de milho e soja dos EUA pioraram inesperadamente, afirma USDA

EUA e Brasil devem reduzir produção de etanol nos próximos meses

 

No caso do milho, a proporção de lavouras consideradas em condições excelentes se manteve em 15% do total. As boas subiram de 47% para 49% na última semana. Já as regulares caíram de 27% para 25% enquanto as ruins e muito ruins se mantiveram em 8% e 3% do total, respectivamente.

De acordo com o USDA, os agricultores dos Estados Unidos deverão colher na safra 2021/2022 374,68 milhões de toneladas de milho 118,08 milhões de toneladas de soja. As projeções de um mês atrás eram de 385,21 milhões de toneladas do cereal e de 119,88 milhões de toneladas da oleaginosa.

Leia mais notícias sobre Tempo

Santos ainda destaca que os próximos 15 a 20 dias serão finais para o preenchimento dos grãos e é possível que algumas áreas possam ter a colheita iniciada ainda no final deste mês.

Segundo ele, a tendência para os próximos dias é de que áreas de instabilidade ganhem força em grande parte das regiões produtoras do meio-oeste americano. A chuva não deve ser generalizada, mas, ainda assim, pode ser um alento para as lavouras.

saiba mais

Carne bovina do Brasil ganha espaço nos EUA com aumento da demanda chinesa

USDA faz novo corte em projeção para safra de milho 2020/21 do Brasil

 

O agrometeorologista ressalta que as regiões com mais dificuldades nos EUA são os estados de Nebraska, Dakota do Sul e Dakota do Norte, para onde não há previsão de chuva para ainda esta semana. Na próxima, entretanto, os modelos climáticos mostram uma nova frente fria trazendo chuvas mais generalizadas, o que deve ocorrer também no Kansas.

“Já Illinois, Indiana, Missouri, Ohio, Kentucky, a região mais a leste do corn belt e até mesmo regiões mais ao sul, há previsão de chuvas mais generalizadas para os próximos 15 dias. Isso mantém uma condição mais favorável ao desenvolvimento das lavouras tanto de soja quanto de milho”, finaliza Santos.
Source: Rural

Leave a Reply