Skip to main content

 

Boa note! Confira os destaques desta quarta-feira (11/8).

Royalties da soja

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Mais três empresas estão interessadas em se unir a joint-venture Cultive Biotec, cuja criação foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para fazer a gestão coletiva do pagamento de royalties por biotecnologia da soja para Bayer, Syngenta, Corteva e Basf. Foi o que revelou à Globo Rural a diretora-executiva da companhia, Silvia Fagnani, nesta quarta-feira (11/8). “Uma das empresas ainda não está no mercado brasileiro e as outras duas já atuam no país, ainda não têm biotecnologia, mas têm genética.”

Confiança no agronegócio

(Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

O índice de confiança do agronegócio, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), registrou alta no segundo trimestre do ano. O indicador marcou 119,9 pontos no período, o que representa alta de 2,4 pontos em relação aos três primeiros meses. Pela metodologia do índice, pontuações acima de 100 são consideradas como um cenário de otimismo entre os empresários da cadeia agropecuária. Segundo o diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Roberto Betancourt, a confiança acompanha os sinais de retomada da economia, abatida pela crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Auxílio a quem perdeu produção

(Foto: Divulgação)

 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) encaminhou ao governo do Estado duas medidas urgentes: prorrogação das parcelas dos financiamentos vigentes com recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), com a transferência de prestações vincendas para um ano após a última prestação prevista em contrato; e criação de linha de crédito emergencial, com recursos do Feap, para recuperação da estrutura produtiva e manutenção das atividades agropecuárias atingidas pelas geadas das últimas semanas.

Venda de etanol

(Foto: Max Pixel/Creative Commons)

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória sobre o mercado de combustíveis que permitirá que produtores ou importadores de etanol hidratado possam comercializá-lo diretamente com os postos, o que deverá beneficiar os consumidores com preços mais baixos, informou o governo federal. A MP dispensa a intermediação de agentes distribuidores, o que era obrigatório até a edição da medida.

Preços dos combustíveis

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O governo federal avalia que uma medida provisória sobre o setor de combustíveis editada nesta quarta-feira possa colaborar para uma maior competição entre empresas que resulte em preços menores aos consumidores, mas quer que Estados também colaborem cobrando menores tributos dos produtos, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Lucro bilionário

(Foto: Marfrig/Divulgação)

 

A Marfrig Global Foods reportou lucro líquido recorde de 1,738 bilhão de reais no segundo trimestre, alta de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo bom desempenho da operação norte-americana da empresa, conforme balanço divulgado nesta terça-feira.

Logística do café

(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

 

As exportações totais de café do Brasil atingiram 2,826 milhões de sacas de 60 kg em julho, queda de 12,8% ante o mesmo mês do ano passado, impactadas pela continuidade de entraves logísticos no transporte marítimo global, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nesta terça-feira.

Cafeicultura e geada

(Foto: Emater/MG)

 

O Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) aprovou nesta terça-feira a criação de uma reserva de 1,32 bilhão de reais no Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para atender aos produtores do setor afetados pelas geadas recentes no Brasil, informou o Ministério da Agricultura. Agora, a medida –que já havia sido antecipada pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e aprovada pelo comitê técnico do CDPC– será encaminhada ao Ministério da Economia para discussão em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Feira virtual

 

A Coopercitrus Expo Digital 2021, segunda edição da feira agropecuária da cooperativa de Bebodouro (SP) realizada de modo inteiramente virtual em meio à pandemia de Covid-19, registrou faturamento de 1,606 bilhão de reais em negócios, crescimento de 45% em relação a 2020, informou a entidade nesta terça-feira. Segundo a Coopercitrus, o evento recebeu mais de 28 mil visitantes entre os dias 19 e 30 de julho e contou com 140 empresas participantes, em movimento que levou todos os setores da cooperativa a um aumento de faturamento.

Caminhos da Safra

(Foto: Estúdio de criação/Ed.Globo)

 

A Revista Globo Rural realiza amanhã (12/8), às 16h, a quarta e última live da 9ª edição do Caminhos da Safra, quando receberá especialistas do setor de transportes e logística para tratar das mudanças que a tecnologia trouxe para o setor e como as ferramentas desenvolvidas até aqui têm contribuído para a reduzir custos em meio a um cenário econômico de alta inflacionária.
Source: Rural

Leave a Reply