Skip to main content

Os dias de inverno são sentidos pelas plantas e, assim como ocorre com o corpo humano, o comportamento muda de acordo com a intensidade do frio. Por isso, é necessário manter os cuidados com seu jardim e horta para que as plantas continuem crescendo de forma saudável até a chegada da primavera.

Os dois principais pontos de atenção desta época são os ventos fortes e a falta de sol. Com menos luz, grande parte das plantas hibernam, o que significa que estão economizando energia para conseguir florescer na estação seguinte.

A seguir, Globo Rural traz quatro dicas do CEO e fundador da Yes We Grow, Rafael Pelosini, para você entender melhor os cuidados necessários durante a estação.

Nos dias frios do inverno, as plantas exigem cuidados especiais para manter o desenvolvimento saudável (Foto: Pixabay)

 

Rotina de rega

O primeiro passo para que as plantas se mantenham vivas é modificar a rotina de rega, que deve ser consideravelmente menor nesse período. Com temperaturas mais baixas, a umidade tende a permanecer mais alta, e esse excesso pode provocar o apodrecimento da raiz e folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos.

Ao longo da estação, indica-se regar o jardim nas primeiras horas da manhã, caso contrário, com a rega no período noturno, a água ficará acumulada nos pratos.

saiba mais

Como cultivar plantas frutíferas em vasos dentro de casa ou até mesmo no apartamento

5 plantas que melhoram a qualidade do ar para você cultivar em casa

 

Poda

Apesar dos prejuízos apresentados pelo inverno, a época é propícia para a realização de poda, que pode ser feita no final da estação. Com o período de dormência, as plantas se potencializam para o crescimento próximo da primavera, afinal, estarão favoráveis para a distribuição de nutrientes com a chegada de temperaturas mais quentes.

Essas ações costumam direcionar a planta como você deseja que ela se comporte, resultando em frutos de maior qualidade e flores mais vivas e bonitas.

Adubação

A indicação é que seja realizada de três em três meses, para que exista a manutenção nutricional necessária.

saiba mais

4 flores coloridas e resistentes para plantar em casa no inverno

Suculentas: 4 dicas para proteger as plantas no frio

 

Cobertura em dias mais frios

Com a possibilidade de geadas, as plantas que são cultivadas em ambientes externos precisam de maior atenção. Pelosini indica o uso de uma cobertura para as plantas nestes dias.

Isso pode ser feito com o auxílio de uma lona, que protegerá termicamente o jardim, porém, é recomendado que ela seja retirada antes de o sol nascer. Para plantas menores e com possibilidade de mudança de local, recomenda-se que levar os vasos para dentro de casa.

Leia mais sobre Como Plantar no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply