Skip to main content

A safra de algodão do Brasil deverá ter recuperação no ano que vem (temporada 2021/2022), e o país em breve vai superar os Estados Unidos como maior exportador global da pluma e poderá passar a Índia como maior produtor, disse nesta sexta-feira o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato.

Ele lembrou que o produtor brasileiro recuou no plantio em 2020/2021, atingido pela queda de preços gerada pela pandemia. Mas, se imaginasse que a recuperação das cotações seria tão rápida e registrada ao longo da safra, a área não teria caído tanto.

Lavoura de algodão (Foto: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany)

 

O plantio de algodão do Brasil caiu para 1,37 milhão de hectares em 2020/2021, ante 1,67 milhão na temporada anterior, conforme números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

"Sessenta por cento do algodão brasileiro é de segunda safra, colhe a soja e planta algodão, isso não tem em lugar nenhum do mundo, disse Busato, citando um uma das vantagens competitivas do Brasil.

Segundo ele, com isso, o país conseguiu dobrar a produção em quatro anos e poderia repetir isso, superando a Índia como maior produtor mundial.

"Como podemos fazer isso novamente? O Brasil planta 38 milhões de hectares de soja e 1,6 milhão de hectares de algodão. Então se pegar emprestado mais 1,6 milhão, vamos nos tornar o maior produtor mundial", comentou.

saiba mais

Indústrias de fertilizantes chinesas vão suspender exportações

Ihara anuncia nova tecnologia voltada ao algodão para próxima safra

 

Em evento promovido pela consultoria Datagro, Busato considerou que o Brasil deverá ser o primeiro exportador mundial de algodão em "curto espaço de tempo", superando os EUA, uma vez que tem área disponível para avançar e a qualidade cada vez ganha reconhecimento no mercado global.

"A mensagem do algodão é que agora nós estamos em briga de cachorro grande, e o cão está bravo com a gente porque estamos tomando mercado dele", afirmou, em referência aos norte-americanos.

Leia mais notícias sobre Algodão no site da Globo Rural

Sobre outra vantagem competitiva, o dirigente lembrou que a produtividade do algodão do Brasil consegue ser o dobro da registrada nos EUA, devido aos investimentos e condições de clima do país.

O avanço da produção e das exportações está também relacionado com a demanda da China, disse o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Henrique Snitcovski, no mesmo evento.

Hoje o algodão brasileiro já representa 30% das importações da China, maior importadora do mundo, e há espaço para crescer, assim como em outros mercados de países asiáticos, comentou o presidente da Anea.

saiba mais

Cepea: preços ao produtor tem alta real de 11,5% no primeiro semestre

 

"O Brasil está no caminho certo para poder superar os novos desafios e atingir essa posição de maior exportador do mundo, tenho certeza que isso vai acontecer muito em breve", comentou Snitcovski.

Conforme a Conab, as exportações brasileiras deverão atingir 2 milhões de toneladas em 2020/21, queda ante o recorde de 2,125 milhões da temporada anterior.
Source: Rural

Leave a Reply