Skip to main content

Dados do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o desmatamento na Amazônia atingiu 1.417 quilômetros quadrados apenas em julho. O volume integra os 8.712 quilômetros quadrados devastados no acumulado entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Imagens do Greenpeace feitas entre os dias 29 e 31 de julho mostram a destruição avançando nos estados do Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia, em plena crise hídrica, quando fica ainda mais difícil controlar as chamas. 

saiba mais

Amazônia teve mais de 8,7 mil quilômetros quadrados desmatados em um ano

 

Coluna de fogo avança sobre floresta degradada em área de floresta pública não destinada em Porto Velho, Rondônia. (Foto: Christian Braga / Greenpeace)

 

“É importante analisar os focos de calor considerando também o desmatamento ocorrido recentemente na Amazônia. Muitas áreas foram derrubadas e degradadas recentemente e devem ser queimadas ilegalmente nos próximos meses, quando a vegetação remanescente fica mais seca e suscetível ao fogo. O pior está por vir, além dos próximos meses serem mais secos na Amazônia, os órgãos ambientais seguem enfraquecidos e o Congresso Nacional tem como uma de suas prioridades aprovar alterações na lei que incentivam ainda mais destruição ambiental e invasão de terras públicas”, comenta Cristiane Mazzetti, gestora ambiental do Greenpeace.

Confira mais fotos

Queimada em área desmatada de floresta pública não destinada em Altamira, Pará. (Foto: Christian Braga / Greenpeace)

 

Queimada sobre área desmatada em área de floresta pública não destinada em Porto Velho, Rondônia. (Foto: Christian Braga / Greenpeace)

Monitoramento de queimadas na Amazônia feito pelo Greenpeace em julho de 2021 (Foto: Christian Braga / Greenpeace)

Monitoramento de queimadas na região de Porto Velho (RO), na Amazônia, em julho de 2021 (Foto: Christian Braga / Greenpeace)

Área com desmatamento em polígono de desmatamento recente, identificado pelo Deter 2021 e Prodes 2019 e 2020, em Aripuanã, Mato Grosso. (Foto: Christian Braga / Greenpeace)

 
Source: Rural

Leave a Reply