Skip to main content

A empresa de logística VLI iniciou um novo fluxo de transporte de fertilizantes por ferrovia entre o porto de Santos e Minas Gerais, substituindo integralmente o modal rodoviário na operação, informou a empresa à Reuters nesta quarta-feira.

O novo sistema, que passou a funcionar no final de julho, foi implementado após a construção de uma estrutura de carregamento de fertilizantes no terminal Tiplam, da VLI, que tem na Vale a maior acionista.

Terminal da VLI (Foto: vli grãos)

 

Inicialmente, a capacidade instalada da nova unidade no porto comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano, informou a empresa de logística.

O sistema deverá atender a crescente demanda do agronegócio localizado na região do Triângulo Mineiro e ajudar na distribuição de fertilizantes no país, em momento em que as importações do insumo estão em disparada no Brasil, com a relação de troca favorável ao agricultor.

"Com a introdução deste novo sistema logístico, a VLI reforça o seu compromisso em atender o setor produtivo nacional com a singularidade que cada fluxo necessita", disse o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Alexandre Biller, em comunicado.

saiba mais

Rumo inaugura em Rio Verde seu maior terminal da Malha Central

 

O novo fluxo de transporte integra um empreendimento da VLI e da TFER, joint venture entre a Link Logistic Group e a Construtora Terraço, em projeto que demandou investimentos de 107 milhões de reais das empresas envolvidas.

Pela nova rota, os fertilizantes serão carregados no Tiplam e percorrerão aproximadamente mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste).

O projeto, idealizado em parceria com o TFER, prevê ainda a implementação de um novo terminal no Distrito Industrial da Uberaba (MG) –a previsão de ativação dessa unidade é o quarto trimestre deste ano.

saiba mais

Problemas em estradas vicinais dificultam escoamento da safra

 

Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari (MG).

Já o terminal TFER em Uberaba terá como objetivo realizar o transbordo ferroviário e armazenagem do fertilizante para atendimento dos mercados mineiro e goiano.

Além de otimizar a operação logística, o sistema deve proporcionar ganhos em custos e ambientais, uma vez que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo, ressaltou a companhia.
Source: Rural

Leave a Reply