Skip to main content

As vendas de vinhos finos brasileiros no primeiro semestre deste ano praticamente alcançou o volume registrado ao longo de 2019, segundo estatísticas da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com base em dados do Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 41,15% e passou de 10,8 milhões de litros para 15,2 milhões de litros.

A entidade relata que as vendas de espumantes também estão em alta, com destaque para o tipo brut com 3,7 milhões de litros, o correspondente a 52,03% de incremento se comparado ao mesmo período do ano passado. Os moscatéis tiveram alta de 43,30% chegando a um volume de 2,4 milhões de litros. “Já o suco de uva, que vinha amargando queda, retoma as vendas com um discreto crescimento de 3,56% com 77,7 mi de litros.”

 (Foto: Morgane Coloda)

 

O presidente da Uvibra, Deunir Argenta, observa que “nunca antes na história da vitivinicultura brasileira se vendeu tanto vinho e espumante para o mercado interno, o que anima o setor que, encontrou na pandemia do Coronavírus, uma grande oportunidade de ser conhecido, degustado e aprovado pelos próprios brasileiros.”

Ele comenta que o vinho brasileiro conquistou a confiança dos canais de venda e dos consumidores. “A ampliação dos pontos de comercialização, a melhor distribuição, o preço justo, a diversidade e a qualidade dos vinhos, espumantes e do suco de uva nacional contribuíram para o momento vivido que, segundo a entidade, não apenas deve se manter como evoluir, assim como os melhores vinhos.”

Exportações

Apesar do volume exportado ser muito menor do que é comercializado no Brasil, percentualmente o crescimento foi maior em relação às exportações, conforme os dados da Uvibra. “O suco de uva, por exemplo, que no ano passado teve um desempenho negativo, lidera a disparada com um aumento de 261,95%, passando de 312 mil litros nos primeiros seis meses de 2020 para 1,1 mi de litros este ano.”

Na segunda posição de crescimento nas exportações se destacam os vinhos finos com aumento de 161,17% para 3,6 milhões de litros. “Mesmo na terceira posição, os espumantes também ampliaram presença no exterior com um aumento de 38,08%, chegando a 340 mil litros.” A entidade lembra que os dados oficiais são do Secretária de Comércio Exterior (Secex).

Deunir Argenta diz que mesmo o volume de exportação sendo muito baixo se comparado aos importados, a motivo de comemoração. “Estamos avançando tanto no Brasil quanto no exterior e isso prova que o mercado consumidor percebe a qualidade da nossa produção e aprova. A maior remessa foi de vinhos finos para o Paraguai com 3,1 milhões de litros, seguido por 304 mil litros de espumantes para os Estados Unidos e 300 mil litros de suco de uva para a China. Nesses seis meses, as vinícolas brasileiras registraram remessas de vinhos finos para 55 países, espumantes para 36 países e suco de uva para 42 países.
Source: Rural

Leave a Reply