Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (27/7) no site da Globo Rural.

Falta de contêineres para carne

Trabalhador de frigorífico (Foto: REUTERS/Marcos Brindicci)

 

Principal setor atingido pela crise global de falta de contêineres deflagrada após a pandemia de Covid-19, a indústria frigorífica pretende pedir ajuda ao governo para a adoção de medidas econômicas que possam ser tomadas para fazer frente ao problema.

De acordo com o presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, esse é “um dos principais itens” a gerar a necessidade de reorganização da cadeia produtiva hoje, devendo ser pauta de reunião ainda nesta semana para discutir o papel do Estado no enfrentamento do problema.

Toxina no peixe

Cauda do Peixe (Foto: Pixabay)

 

Após um mês de internação, uma jovem de Goiás recebeu alta nesta semana após ser diagnosticada com a doença da urina preta. Ela foi parar no hospital 24 horas após ter comido peixe em um restaurante japonês de Goianésia.

O restaurante disse não saber o que desencadeou a doença e que segue todas as regras sanitárias. A Polícia Civil apura se houve irregularidades. Mas, afinal, que doença é essa que pode contaminar peixes e causar tanto perigo à saúde? Reportagem da Globo Rural explica tudo.

Fungos e geada em Champagne

Vinícola em Champagne, na França (Foto: REUTERS/Pascal Rossignol)

 

Cerca de 20% a 25% dos vinhedos da tradicional e valorizada região de Champagne, na França, foram danificados por fungos após as fortes chuvas do começo deste mês.

A situação se soma às pesadas perdas causadas pelas geadas no início da estação, informou nesta terça-feira (27/7) a entidade que representa as vinícolas da região francesa.

Clima prejudica milho e trigo no Paraná

Colheita da safra de milho (Foto: Divulgação)

 

As lavouras de milho segunda safra 2020/21 e de trigo do Paraná tiveram piora na qualidade ao longo da última semana, em meio a problemas climáticos.

Novas geadas previstas para esta semana impõem riscos para as áreas dos cereais que não estão em fase final de desenvolvimento, informou o Deral nesta terça-feira.

Mapeamento sobre danos com o frio 

Lavoura de milho afetada por geada (Foto: REUTERS/Lucas Jackson)

 

Após as geadas registradas em grande parte do Brasil nas últimas semanas, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) divulgaram uma avaliação sobre os impactos causados em diversas culturas.

Enquanto nas lavouras a maior preocupação é com a quebra de safra e os possíveis efeitos nas plantas menos afetadas, na pecuária o maior temor é o aumento do já ascendente custo de produção diante do impacto em grãos como o milho, por exemplo.

Alerta na cana e no café

Gotas e folha congeladas pelo frio (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)

 

Uma nova massa de ar polar deve se mover sobre as áreas agrícolas do Brasil nesta semana, ameaçando causar mais danos às safras de café e cana-de-açúcar já afetadas pelas fortes geadas da semana passada.

Esta seria a terceira onda de frio a trazer condições de congelamento para o cinturão agrícola sudeste do Brasil neste inverno, algo não visto há décadas. O Brasil já vem sofrendo com uma das piores secas dos últimos 90 anos e lida com a logística de transporte que atrasa as exportações de safras importantes como o café para vários destinos.

Fertilizantes faturam alto

Aplicação de fertilizante no campo (Foto: Thinkstock)

 

O mercado de fertilizantes especiais faturou no ano passado mais de R$ 10 bilhões, um aumento de 41,8% em relação aos R$ 7,1 bilhões de 2019.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (27/7) durante o lançamento do Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal 2021, uma publicação da Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).

Novo terminal ferroviário em Goiás

Trem de carga (Foto: Rumo/Divulgação)

 

A concessionária de ferrovias Rumo abre nesta terça-feira (27/7) a operação de seu terminal ferroviário em Rio Verde (GO), a maior unidade da Malha Oeste, com capacidade de operação de 11 milhões de toneladas grãos e farelo de soja por ano, para atender Goiás e o leste do Mato Grosso.

O terminal, ligado por um trecho de quase 200 quilômetros de trilhos até São Simão (GO), escoará produção da maior região do agronegócio do país até o Porto de Santos (SP), levando fertilizantes no retorno.

Menos soja exportada

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A exportação de soja do Brasil deverá alcançar 8,45 milhões de toneladas em julho, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que reduziu a projeção de embarques em cerca de 1 milhão de toneladas ante previsão divulgada na semana passada.

Ainda assim, as exportações neste mês deverão superar as registradas no mesmo mês de 2020 em cerca de 400 mil toneladas, segundo números da Anec.
Source: Rural

Leave a Reply