Skip to main content

A feijoada é um dos pratos mais apreciados no Brasil, considerado por muitos, o mais famoso do país. Tradicionalmente, é apontada como uma criação da culinária dos africanos escravizados, que, posteriormente, se tornou um prato típico brasileiro.

Fato é que suas características são únicas, desde a variedade de ingredientes, as diversas maneiras de preparo e, claro, o sabor. Então, a Globo Rural sugere a deliciosa receita da chef Rita Lobo, do site Panelinha. A receita a seguir serve até 16 porções.

Feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira (Foto: Panelinha)

 

Para a dessalga das carnes

Ingredientes
1,1 kg de costela de porco salgada (1 peça com 12 ripas)
800 g de carne-seca
600 g de lombo de porco salgado

Modo de preparo
Comece o preparo da feijoada no dia anterior para dessalgar as carnes. Descarte o excesso de gordura das peças. Corte o lombo e a carne-seca em cubos médios de cerca de 3 cm. Apoie a peça de costelinha na tábua e corte a carne entre os ossinhos para separar as ripas.

Coloque cada tipo de carne numa tigela grande, cubra com bastante água e leve à geladeira. Deixe de molho por 24 horas para dessalgar, trocando a água a cada 3 horas, de preferência.

saiba mais

Churrasco: 6 dicas para fazer carnes mais saborosas

Como fazer polenta cremosa ao molho de carne

 

 

Para a feijoada

Ingredientes
1 kg de feijão-preto
500 g de paio (4 unidades)
3 cebolas
5 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de azeite
3 folhas de louro
1 colher (chá) de cominho em pó

Modo de preparo
Coloque o feijão numa peneira e lave bem sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela grande e cubra com 2,5 litros de água – se algum boiar, descarte. Cubra com um prato e deixe de molho por 30 minutos – se o feijão ficar muito tempo de molho pode perder a cor e desmanchar durante o longo cozimento. Enquanto isso, faça o pré-cozimento das carnes.

Escorra a água das carnes dessalgadas e transfira para um caldeirão grande (ou panela) com capacidade para 11 litros. Cubra as carnes com água e leve ao fogo alto. Cerca de 4 litros bastam, mas a quantidade pode variar de acordo com o tamanho da panela. O importante é que as carnes devem ficar completamente imersas. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo alto, contados após a fervura – o pré-cozimento elimina o excesso de gordura e sal das carnes.

Enquanto isso, descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Com uma faca pequena, retire a pele dos paios. Escorra a água do feijão. Passados os 10 minutos, com uma escumadeira, transfira as carnes pré-cozidas para uma tigela grande e descarte a água do cozimento, com cuidado para não se queimar.

saiba mais

Como fazer sopa de feijão

Como fazer sopa de abóbora com gorgonzola

 

Volte o caldeirão ao fogo alto. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 8 minutos até começar a dourar. Junte o alho, o cominho, as folhas de louro e mexa por 1 minuto para perfumar.

Acrescente o feijão demolhado ao refogado e misture bem. Adicione 6 litros de água e mantenha a panela em fogo alto. Assim que começar a ferver, junte a carne-seca e a costelinha pré-cozidas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo de vez em quando.

Após as primeiras 2 horas de cozimento, junte o lombo pré-cozido e os paios inteiros. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 3 horas, mexendo de vez em quando delicadamente para não desmanchar os grãos de feijão.

Faltando 30 minutos para o fim do cozimento, com uma pinça, transfira os paios para a tábua e corte cada um em fatias de 1 cm, na diagonal. Volte as fatias para a panela e deixe cozinhar até completar as 5 horas de cozimento total, ou até que as carnes estejam bem macias e o caldo da feijoada comece a engrossar. Sirva com arroz, couve refogada, gomos de laranja e farinha de mandioca torrada.

Leia mais Receitas no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply