Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (26/7) no site da Globo Rural.

Semana de frio intenso

Plantação atingida por geada (Foto: Sergio Ranalli)

 

A previsão do tempo indica que a última semana de julho será de frio intenso em vários Estados, com temperaturas negativas, muita geada e até mesmo chance de neve.

A frente fria que traz a forte massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul nesta segunda (26/7), com chuva e queda da temperatura. Na terça (27/7), as nuvens com chuva e o ar frio se espalham sobre Santa Catarina, Paraná e pelo oeste e sul de Mato Grosso do Sul.

Quebra na safrinha de milho

Lavoura de milho em Lucas do Rio Verde (MT) (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) afirmou que as lavouras de milho segunda safra 2020/21 devem ter queda de até 30% na produtividade em função de problemas climáticos, como seca e geadas.

Equipes da companhia estão em campo nos Estados mais atingidos, em propriedades rurais onde há uma provável mudança nas expectativas de produção das culturas de café, cana-de-açúcar e grãos, em especial o milho e o trigo, disse a estatal.

Importação de grãos

Grãos de milho segunda safra colhidos em Sorriso, no Mato Grosso (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

A quebra na safra de milho do Brasil tem levado a indústria de carnes a recorrer ao cereal importado da Argentina para suprir sua demanda pelo insumo para ração. A JBS, segunda maior empresa de alimentos no mundo, já adquiriu 30 navios do cereal no país vizinho.

As negociações ocorreram diante de valores de R$ 15 a R$ 20 por saca de 60 kg mais competitivos que os do mercado interno – considerando as indústrias localizadas nas regiões Sul e Sudeste -, de acordo com a companhia.

Colheita avança

Colheita de milho em lavouras do Paraná (Foto: Secretaria de Agricultura do Paraná/Divulgação)

 

A colheita do milho segunda safra avançou nove pontos percentuais na semana passada e atingiu 39% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, segundo levantamento realizado pela consultoria AgRural.

Os trabalhos seguem atrasados em relação ao mesmo período do ano passado, quando 53% da área estava colhida. Os analistas relatam que o ritmo dos seguiu acelerado em Mato Grosso e evoluiu bem em São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Nova cera para revestir frutas

Manga (Foto: Ernesto de Souza/Editora Globo)

 

Entre junho e o início de julho, exportadores da América Latina, incluindo o Brasil, foram surpreendidos com um bloqueio a seus contêineres de produtos frescos no porto espanhol de Algeciras, o principal do mar Mediterrâneo, por causa de aditivos usados em cera para recobrimento de frutas que não são permitidos pelas normas da União Europeia.

Enquanto isso, uma nanoemulsão de cera de carnaúba desenvolvida no Brasil, que atende às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estende a vida das frutas em prateleira, começava a ser desenvolvida comercialmente em mais de 50 países por uma agtech americana especializada em pós-colheita

Ministra na ONU

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (Foto: Adriano Machado/Reuters)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, representa o governo brasileiro na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que começou nesta segunda-feira (26/7) e vai até quarta (28/7) em Roma, na Itália.

Conforme comunicado do ministério, ela vai participar de painéis e reuniões bilaterais para debater o aprimoramento dos sistemas alimentares a nível global.

Rodeio em Barretos

Disputa em prova da PBR, o mundial de rodeios, nos Estados Unidos (Foto: Dener Barbosa/PBR)

 

A mais famosa arena de rodeios do país, projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1989, volta a receber competições de montaria em touros em agosto. Com capacidade para 35 mil pessoas, a arena da Festa do Peão de Barretos, no entanto, não vai ter público.

Os fãs poderão acompanhar as disputas da final da PBR Brazil, em etapa única este ano, apenas pelo canal Sportv3, que já exibe etapas do Mundial da Professional Bull Riders (PBR), às terças-feiras. A transmissão será em 27 de agosto, a partir das 19h.

Safra menor de cana

Colheita de cana-de-açúcar em Pradópolis (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Enfrentando uma das piores crises hídricas do século apenas seis anos após a última seca severa observada no país, a Copersucar trabalha com a perspectiva de uma safra “um pouco menor” de cana-de-açúcar na temporada 2021/2022, iniciada em abril.

A previsão, de acordo com o diretor financeiro da cooperativa, se deve ao fato de que os efeitos da falta de chuva sobre os canaviais serão menores do que em 2014, quando houve quebra de 4% na produção do Centro-Sul.
Source: Rural

Leave a Reply